entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Empresa brasileira lança 1º carro-forte elétrico no mundo

Blindado elétrico desenvolvido pelo grupo Protege conta com 3 vezes mais potência e torque que modelo a combustão

24/07/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Sabe aqueles carros-fortes que são comuns nós encontrarmos por aí na frente das agências bancárias? Eles estão cada mais vez mais próximos de serem equipados com motores elétricos.

Um protótipo, fruto de uma parceria entre o Grupo Protege e a Eletra, foi apresentado e tornou realidade o projeto do primeiro veículo elétrico deste tipo no mundo. O investimento foi de cerca de R$ 1 milhão e contou com mais de um ano para o resultado final ser aprovado. 
 
O carro-forte de propulsão elétrica com motor de 449 cv de potência (330 KW) e 183,5 kgfm de torque, sendo que o powertrain foi desenvolvido pela WEG. O novo propulsor tem quase o triplo dos 162 cv e 61 kgfm de torque do motor a diesel que empurra os modelos a combustão interna. 

Leia mais:
+ JAC Motors inicia vendas de três novos modelos 100% elétrico
+ 6 benefícios de ter um carro elétrico
+ Por que os carros elétricos aceleram tão rápido?

A autonomia é de apenas 75 quilômetros, considerada baixa se compararmos com os carros de passeio 100% elétricos, mas vale lembrar que os carros-fortes costumam ser modelos voltados para rodar quase que sempre em trechos urbanos.

O tempo de recarga plena, segundo a empresa, é de 2h30. O modelo ainda tem frenagem regenerativa, que recupera parte da energia dissipada nas desacelerações para convertê-la em eletricidade ideal para rodar nas cidades.
 
O período de testes em São Paulo ainda será realizado e, caso o resultado venha a ser satisfatório, a empresa deve investir em outros blindados elétricos. O veículo é o primeiro zero emissões dos mais de 800 modelos que compõem a frota da Protege. 

De acordo com a empresa, a redução média na emissão de carbono será de 1,4 toneladas de CO² por mês, já considerando os fatores de emissão de CO² para fornecimento de energia elétrica.
 
Para saber mais sobre o protótipo, assista o vídeo abaixo:

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.