entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fábricas investem em categorias próprias no automobilismo

Porsche, Audi, Mercedes-Benz e BMW atuam nas pistas brasileiras; Fiat e Peugeot são as únicas “populares”

05/12/2011 - Fernando Pedroso / Fonte: iCarros

O automobilismo brasileiro não está em sua melhor fase para quem acompanha as categorias de maior alcance da mídia, como a Fórmula 1 e Indy. Faltam pilotos para disputar as primeiras posições, muito em função da ausência de categorias de base formadoras de pilotos. Algumas fabricantes de veículos, porém, usam as corridas de automóveis como estratégia de marketing e também como porta de entrada para jovens pilotos.

É o caso da MINI Challenge, que teve sua primeira temporada em 2010 como uma das mais baratas para se correr com seus MINI Cooper JCW equipados com motores de 1,6 litro de 224 cv de potência. A categoria corre junto a algumas etapas da Stock Car e tem filiais espalhadas em países como Espanha, Inglaterra, Austrália e Suíça.

Voltada para pilotos não profissionais, a Audi DTCC (Driver Touring Car Cup) usa o A3 Sport como base para seus carros de corrida. O carro tem a mesma mecânica do A3, vendido com um motor de 2,0 litros TFSI de 200 cv de potência e câmbio manual de seis marchas. Há somente preparação no alívio de peso e no conjunto de pneus e rodas. O iCarros teve a oportunidade de dirigir uma unidade no Autódromo Fazenda Capuava, no interior de São Paulo. O carro se mostrou fácil de ser guiado, com respostas rápidas da direção e pouca exigência de habilidade nas curvas. Por incrível que pareça, os carros são equipados com controle de estabilidade. Foram cinco etapas em 2011.

Mais dóceis ainda são os bólidos da Mercedes-Benz Grand Challenge. Não pelo motor do sedã C250 Turbo, um 1,8 litro com 245 cv de potência, mas pelo câmbio automático de sete marchas, pouco comum para as pistas. A categoria começou neste ano com sete etapas, mas a última, que antecederia a prova da Fórmula 1 em Interlagos, foi cancelada.

Outra marca de luxo que investe nas competições é a Porsche, com suas Porsche Cup e Porsche Challenge, que teve como campeão deste ano Sylvio Barros, do iCarros. A competição existe desde 2005 e neste ano já foram oito etapas, com a nona e última programada para o dia 10 de dezembro em Interlagos.

Corridas das marcas “populares”

Além das marcas de luxo, Fiat e Peugeot também possuem suas categorias no automobilismo. A marca italiana possui uma parceria com Felipe Massa para fazer o Trofeo Linea, que utiliza motor 1.4 turbo. O piloto Cacá Bueno, patrocinado pelo iCarros, ganhou as duas primeiras temporadas junto com a equipe Itaú.

A Peugeot já preferiu sair das pistas e criar sua Copa de Rally. São três categorias, sendo a primeira disputada com o 206 com 130 cv de potência, a intermediária com 207 de 140 cv e a profissional, com 207 de 150 cv. Os clientes da marca podem disputar o Rally de Regularidade com qualquer modelo da marca. Basta se inscrever no site.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.