entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fiat Chrysler quer lançar 62 carros por ano até 2023

Grupo FCA quer que seus lançamentos sejam mais ágeis e rápidos, evitando envelhecimento da linha

30/12/2019 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Traçando os primeiros passos da futura junção com o grupo PSA, a FCA quer mudar seus processos de desenvolvimento de veículos. Para evitar o envelhecimento da linha e atender à crescente demanda do público por novidades rápidas, as marcas controladas por Fiat e Chrysler vão lançar 62 carros por ano até 2023.

Melhores destaques para você:
+ Oficial: Peugeot (PSA) e Fiat (FCA) se tornam um grupo só
+ 5 carros improváveis da fusão Fiat, Peugeot e Citroën
+ Fiat Chrysler se junta à Tesla para evitar multas
+ Fiat-Chrysler desiste de aliança com Renault

Essa estratégia tem como objetivo superar a média de 40 lançamentos feitos por ano entre 2000 e 2019. Vale lembrar que os números representam todas as marcas do grupo somadas: Fiat, Chrysler, Dodge, Jeep, RAM, Alfa Romeo, Maserati e Lancia. O compartilhamento das plataformas modulares CMP e EMP2 com a Peugeot e Citroën deve facilitar ainda mais o rápido desenvolvimento desses carros.

Questão de idade

Algumas marcas do grupo, como a Dodge, enfrentam problemas com uma linha antiga de carros. Os irmãos Charger e Challenger usam a mesma plataforma desde 2005, que tem origem nos tempos de Daimler Chrysler. Já o Journey é o mesmo carro desde 2008, tendo passado por um leve facelift em 2010.

Encontre seu próximo Fiat aqui

Há casos como o Wrangler que permaneceu 12 anos na mesma geração, mas bastou ser renovado para causar um grande furor no mercado e elevar rapidamente suas vendas. Outro exeplo é o Grand Cherokee que está na quarta geração desde 2010 e só passará por mudanças profundas no próximo ano quando adotar plataforma da Alfa Romeo.

No Brasil temos Doblò e Weekend como projetos remanescentes dos anos 1990, ao passo que a marca não vende um SUV para atender a alta demanda do mercado. O Uno data de 2010 e teve dois facelifts leves desde então. Apesar disso, a marca tem modelos bastante atuais como Argo, Cronos e Toro.  

Vai trocar de carro? Simule hoje as parcelas

Mike Manley, CEO da FCA, em entrevista ao Detroit Free Press declarou que “a indústria nunca experimentou uma mudança tecnológica do jeito que está acontecendo agora, por isso estamos usando nossa energia criativa dos nossos engenheiros e a experiência técnica para beneficiar nossos consumidores”.

O que a FCA prepara para o Brasil? 

Para 2020 o grupo FCA terá importantes novidades no Brasil. A Fiat lançará a nova geração da Strada, feita agora na mesma plataforma do Mobi. A Jeep deverá apresentar a reestilização do Compass junto a novos motores turbo. Já a RAM deve iniciar as importações da 1500 e preparar terreno para a produção da sucessora da Dakota (rival de S10 e Hilux).

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.