24/07/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
+ Como funciona o sistema E-Locker da Fiat Strada 2021
+ Fiat Strada estreia com preços entre R$ 63.590 e R$ 79.990
+ Oito vezes que a Fiat Strada foi a primeira em seu segmento
SUVs
Enquanto praticamente todas as marcas hoje no mundo possuem um SUV, a Fiat do Brasil dormiu no ponto. A marca até trouxe o Freemont, um Dodge Journey rebatizado, e ensaiou a importação do 500X, um derivado do Jeep Renegade. Contudo, como o foco era popularizar a Jeep e fazer a marca ganhar terreno, o SUV da Fiat teve de esperar.
Para compensar o atraso, a marca italiana vai entrar no segmento em dose dupla. O primeiro SUV será derivado do Argo, num esquema muito semelhante ao Honda WR-V e Fit ou VW Polo e Nivus. Será um SUV de entrada, mais barato que o Renegade e com visual mais parrudo, sem a pegada cupê do Nivus, que será seu principal rival.
Enquanto o SUV do Argo chega já no ano que vem, o segundo SUV será disponibilizado apenas em 2022. Ainda não há confirmações sobre seu formato ou posicionamento no portfólio da marca, mas muito se aposta sobre um SUV a Toro com pegada cupê como o apresentado pelo conceito Fastback no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018.
CVT
A Fiat também terá uma nova transmissão automática que substituirá a caixa de seis marchas usada atualmente pela marca italiana e pela Jeep. A transmissão será do mesmo fornecedor da Toyota, só não revelado se será o CVT DirectShift do Corolla com primeira marcha física ou o CVT tradicional e mais simples usado pelo Yaris.
A transmissão automática será atrelada à nova família de motores turbo e também aos atuais propulsores aspirados Firefly, com o 1.3 que é usado atualmente por Uno Way, Argo, Cronos e, futuramente, pelo SUV do Argo nas versões de entrada. Com isso, a Fiat terá um importante diferencial de mercado e baixará o preço médio de seus modelos automáticos.
Firefly Turbo
A Fiat finalmente substituirá os motores E.torQ no Brasil pelos Firefly turbo. Mais modernos e econômicos, os novos motores serão baseados nos atuais 1.0 e 1.3 aspirados. O 1.0 três cilindros turbo servirá para Argo, Cronos e SUV do Argo (Strada, próxima geração do Uno/Mobu e o mini-Renegade são especulados para ganhar esse motor).
Já o 1.3 Firefly Turbo estará debaixo do cofre de Toro, Jeep Compass e Renegade. O segundo SUV da Fiat e o Grand Compass de sete lugares podem vir a receber esse motor também. A Fiat prepara uma versão 100% a etanol do 1.3 Firefly turbo e também importará as versões híbridas plug-in de Renegade e Compass com esse motor abastecido somente a gasolina.
500
Outra novidade anunciada pela Fiat para o Brasil é o elétrico 500. Recentemente renovado na Europa, o modelo será oferecido aqui somente em sua nova geração movida a baterias. Ele será o modelo mais sofisticado da Fiat e um dos mais caros, ao lado da picape Toro. Aposta em estilo icônico e luxo interno para encantar.
Liderança
Com novos modelos, reestilização dos atuais e novas opções de motor e câmbio, a Fiat quer retomar a liderança de mercado que já foi sua por mais de 20 anos. Hoje a Chevrolet detém esse título, mas a ofensiva da Volkswagen tem mostrado resultado e a marca alemã já tomou a liderança em junho, que pode ser mantida nos próximos meses.
A ideia da Fiat é ultrapassar suas duas concorrentes apostando com força no segmento de utilitários com Toro e Strada, somando-se aos dois novos SUVs. As vendas de Argo e Cronos também devem aumentar com mudanças visuais e novo câmbio CVT. Será que a Fiat volta a ser líder?
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro