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Fiat e Jeep terão motores 1.0 e 1.3 turboflex em seus carros

Investimento de R$ 8,5 bilhões da FCA em sua fábrica em Betim possibilitará mudanças de motores

23/05/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Anunciado pelo CEO global da FCA, Mike Manley, o gigantesco investimento de R$ 8,5 bilhões a serem aplicados na fábrica de Betim (MG) até 2024 afetará não somente a Fiat mas também a Jeep. Boa parte do aporte será usado na fabricação dos motores turbo GSE 1.0 e 1.3 que serão usados em Toro, Renegade, Compass, Argo e Cronos, além de outros modelos inéditos.

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Fiat Turbo, Jeep Turbo

Os novos motores são versões turbinadas dos já conhecidos Firefly 1.0 e 1.3. Esses propulsores já rodam debaixo do capô de Renegade, Compass, 500X e 500L na Europa, mas só terão aplicação em nosso mercado a partir do final de 2020. É provável que sua estreia seja marcada pela reestilização de Toro e Compass, qual dos dois chegar primeiro.

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Segundo a Fiat, os motores serão turbinados, beberão gasolina e etanol além de contar com injeção direta, 4 válvulas por cilindro e sistema MultiAir de variação de abertura das válvulas de admissão. Serão motores sofisticados e tecnológicos, focados no baixo consumo de combustível e boa entrega de performance para bater os Volkswagen 1.0 TSI e 1.4 TSI.

O primeiro motor, que deve ser usado em Argo, Cronos e talvez Renegade, será o T3. Ele é um 1.0 três cilindros turbo de 12V com 120 cv e 20 kgfm de torque. Comparativamente ao motor 1.0 TSI da VW usado em Polo, Virtus e T-Cross, o novo motor da Fiat tem a menos 8 cv e 0,5 kgfm.

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Já para os modelos maiores como Toro, Compass e o próprio Renegade, o Firefly T4 será a escolha. Esse motor pode também aparecer nas versões mais caras de Argo e Cronos, ou ainda como opção esportiva para eles, como no HGT por exemplo. Esse motor traz duas opções de potência e torque: 150 cv e 27,4 kgfm de torque ou 180 cv e 29 kgfm.

E.TorQ vs. GSE (Firefly) Turbo

Comparativamente, o motor 1.8 E.TorQ, que pode ser descontinuado com os novos Firefly e que atualmente equipa Renegade, Toro, Argo e Cronos, traz 139 cv e 19,3 kgfm de torque. Apesar da litragem menor, o 1.3 GSE Turbo tem 11 cv a mais e 8,1 kgfm de torque extra. Um bem-vindo aumento de força, já que o E.TorQ sempre foi criticado por parecer faltar potência e torque.

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Hoje importados, os motores Tigershark são usados em versão 2.0 no Compass e 2.4 na Toro. O usado no SUV médio da Jeep tem 166 cv e 20,5 kgfm de torque, enquanto o da picape Fiat sobe a 186 cv e 24,9 kgfm. Com o novo 1.3 turbo flex da FCA, mesmo na versão com menos potência, há mais torque do que nas duas configurações do Tigershark. Já o GSE T4 de 180 cv tem 6 cv a menos que o 2.4 Tigershark, mas o torque é 4,1 kgfm maior.

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