entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

GM fecha Holden, marca que produziu o Chevrolet Omega

Holden encerra atividades e com isso a General Motors está fora da Austrália

03/03/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

No Brasil as maiores disputas automotivas são marcadas por carros: Palio e Gol, Onix e HB20, Corolla e Civic, Strada e Saveiro. Na Austrália essa disputa ferrenha era maior: Holden e Ford disputavam não somente as vendas, mas os corações dos aussies tal qual times de futebol. Agora a Holden, mãe do Chevrolet Omega australiano, fecha oficialmente as portas.

Leia mais:
+ Chevrolet Cobalt morre no Brasil por causa do Onix Plus
+ 10 carros legais da Chevrolet que não temos no Brasil
+ Chevrolet não participará do Salão de SP 2020

Por que a GM vai fechar a Holden?

A situação do mercado automotivo australiano já era complicada há alguns anos. GM e Ford fecharam fábricas em 2017 e passaram a atuar apenas como importadoras, como todas as outras fabricantes presentes no país. Apesar disso, o cenário não melhorou e os prejuízos começaram a acumular.

De fabricante de incríveis sedãs grandes e picapes de tração traseira e motor V8, o Holden passou apenas a marca que revendia carros da Chevrolet, Opel e GMC com logotipo trocado. Até mesmo o emblemático Commodore se tornou um Opel Insignia com nome diferente e, para a fúria dos australianos, trocou a tração traseira pela dianteira.

O Commodore, vale lembrar, foi importado para o Brasil por mais de dez anos como Chevrolet Omega. É por conta de sua origem que a segunda e terceira geração do Omega no Brasil foram apelidadas de Omega Australiano.

Como está a Holden hoje?

Criada em 1924, a Holden foi adquirida pela General Motors em 1931. Produziu carros na Austrália initerruptamente até 2017, quando o último Commodore, como o da foto que ilustra a matéria, saiu de linha. Agora as operações da marca australiana serão mantidas até 2021 sem novos lançamentos.

A linha de produtos será reduzida, visto que a Holden anunciou ainda em no final de 2019 que Astra Sedan (Cruze), Astra, Commodore (Insignia) e Trax (Tracker) sairiam de linha nos próximos meses. A marca continuará com Equinox, Trailblazer, Colorado (S10) e Acadia (GMC) até o fim de seu ciclo de produção ou até 2021, quando a marca se retirará do mercado.

Como fica a Holden até 2021?

Em comunicado oficial emitido na própria página da Holden, a General Motors se compromete a cumprir a garantia de todos os seus veículos, honrar todos os programas de revisões com cadastramento de oficinas parceiras, manter o call center ativo e providenciar peças de reposição para todos os Holden até 2031 (dez anos após sair do mercado).

A General Motors da Austrália afirmou que a importação do Chevrolet Corvette, que era feita por meio das concessionárias Holden, será rediscutida com parceiros locais. A divisão de esportivos HSV também passará pelo mesmo processo. O centro de pesquisa, desenvolvimento e design também será fechado.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.