20/01/2015 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Verdadeiro ícone e paixão nacional, o Volkswagen Fusca tem um dia só seu no País. Hoje, 20 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional do Fusca. Para celebrar a data, o iCarros relembra um pouco da história desse carrinho tão carismático.
Os primeiros Fusca chegaram importados ao Brasil em 1950 e ficaram marcados pelo vidro traseiro dividido. Ele passou a ser montado no País pela Volkswagen em 1953, ainda usando peças importadas da Alemanha, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). Vale lembrar que, inicialmente, o modelo era chamado de Volkswagen Sedan. O nome Fusca só foi adotado oficialmente em 1983.
A fabricação em São Bernardo do Campo (SP) se deu entre 1959 e 1996, quando o modelo saiu de linha. Porém, houve um intervalo de sete anos entre 1986 e 1993 em que o sedã deixou de ser produzido. Ao todo foram vendidas 3,1 milhões de unidades do Fusca, que permaneceu 24 anos na liderança das vendas de automóveis no País, entre 1959 e 1982.
A fabricação no Brasil foi oficializada no dia 20 de janeiro de 1959, daí a escolha dessa data, embora a produção tenha se iniciado na verdade semanas antes. E desde 1996, o dia 20 de janeiro é considerado pelo calendário oficial de eventos da prefeitura de São Paulo o dia do Fusca.
Em 1986, o Fusca deixou de ser fabricado, deixando muitos órfãos. Após sete anos longe do mercado, o modelo voltou a ser produzido em 1993 por solicitação do então presidente Itamar Franco - dando origem ao famoso Fusca Itamar, que foi fabricado até 1996, quando o Fusca deixou de ser fabricado definitivamente. Com base no Fusca, surgiram vários modelos, como a Brasília, o esportivo SP2 e o TL. O nome ressurgiu em 2012, quando a terceira geração do Beetle passou a se chamar Fusca.
Mas o Fusca também teve algumas versões emblemáticas, como o "Cornowagen" de 1965 (com teto solar), o "Bizorrão" ou "Super Fuscão" de 1975, o "Fafá de Belém" de 1979 e o modelo de despedida, a Série Ouro, de 1996.
A história do carro lá fora, porém, começa muito antes. O Fusca nasceu em 22 de junho de 1934 - data em que é comemorado o Dia do Fusca no exterior -, quando Ferdinand Porsche e Adolf Hitler assinaram o contrato para dar início à fabricação do modelo. No projeto, o carro precisava chegar aos 100 km/h, ser econômico e barato. Ou seja, ele já nasceu como um carro popular.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro