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Honda Civic Hybrid existe há mais tempo que o Corolla Hybrid

Não é só o Toyota Corolla que possui versão híbrida, mas seu maior rival, o Honda Civic, já aderiu há tempos à eletrific

15/01/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Por conta de toda história do Prius, a Toyota é comumente associada como uma das pioneiras dos carros híbridos no mundo. Porém a Honda já investia nessa tecnologia há um bom tempo. Enquanto a Toyota resolveu seguir caminho somente com o Prius, a Honda eletrificou alguns modelos de grande volume da linha, como o Civic.

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Enquanto o Honda Civic Hybrid foi lançado em 2001, a Toyota demorou até 2012 para lançar seu primeiro Corolla híbrido e apenas no Japão. A ideia era priorizar o Prius como modelo ecologicamente correto da marca e assim difundir a tecnologia. Globalmente o Corolla só se tornou híbrido agora nessa geração, que é inclusive fabricada no Brasil.

Carro mais eficiente do mundo

Já o Honda Civic teve um caminho bem mais longo no mundo eletrificado. O primeiro Civic Hybrid surgiu em 2001 com fabricação nos Estados Unidos e no Japão. O modelo era baseado na sétima geração e trazia motor 1.3 do Fit com 85 cv e 12,1 kgfm de torque ligado a um elétrico para juntos renderem 93 cv e 16 kgfm.

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A Honda declarava que esse era o carro de cinco passageiros mais eficiente do mundo na época de seu lançamento. Com sistema de desativação de até três dos quatro cilindros do motor, o Civic Hybrid tinha consumo declarado de 19,5 km/l na cidade e 21,7 km/l na estrada.

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Curiosamente essa geração era oferecida com transmissão manual de cinco marchas ou automática do tipo CVT. Na época, esse Civic era vendido no Brasil com motor 1.7 associado à transmissão automática de apenas quatro marchas. Visualmente as únicas diferenças ficavam por conta das rodas de liga-leve pequenas, grade frontal mais fechada e aerofólio traseiro.

New Hybrid

Quando a oitava geração do Civic foi lançada em 2005, o híbrido seguiu as mudanças. Popularmente conhecido no Brasil como New Civic, o modelo ganhou melhorias na motorização híbrida, apesar de manter basicamente o mesmo 1.3 do Fit ligado a um motor elétrico, que ganhou 20 cv.

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As baterias tiveram sua capacidade mantida, mas o volume do conjunto era 12% menor. Assim, o Civic Hybrid passou a ostentar 110 cv e 17,1 kgfm. Por conta da carroceria aerodinâmica, o consumo melhorou para 20,9 km/l na cidade e 21,7 km/l na estrada.

O problema é que essa geração sofreu com falhas no sistema elétrico, forçando donos de Civic híbridos 2009 e 2010 a trocar as baterias com menos de um ano rodado. Com isso a Honda aumentou a garantia do conjunto híbrido para dez anos. Visualmente a única alteração fiva por conta das rodas de liga-leve.

Último híbrido

A última geração do Honda Civic Hybrid foi lançada justamente na mesma época em que o Corolla ganhou uma versão eletrificada. A mudança dessa vez foi radical, adotando o novo motor 1.5 do Fit e baterias de íon lítio ao invés das de níquel metal até então usadas.

A potência combinada subiu para 127 cv, sendo 23 cv providos apenas pelo conjunto elétrico que era 0,7 kg mais leve que o usado na geração anterior. O Civic Hybrid ganhou também uma nova transmissão CVT mais eficiente e sistema de condução Eco que prometia consumo de combustível 10% mais baixo.

Com esses predicados, o sedã híbrido conseguia 17 km/l na cidade e 18,3 km/l na estrada – menos que a geração anterior, porém com mais potência e melhor aproveitamento real, já que ele conseguia rodar mais tempo apenas na eletricidade.

Enquanto nas gerações anteriores a versão híbrida possuía poucas diferenças visuais, no último modelo a Honda resolveu ir um passo além. O Civic Hybrid ganhava grade frontal na cor da carroceria, lanternas parcialmente translúcidas, rodas aerodinâmicas e, nas versões internacionais, friso azul nos faróis e grade frontal.

Dez, troca de nome

Ao chegar à décima geração, o Honda Civic Hybrid buscou independência. Ao invés de se tornar mais uma variante do modelo mais vendido da marca japonesa no mundo, ele resolveu partir para outra família.

A estratégia foi unificar o Insight com o Civic Hybrid, criando assim a terceira geração do Insight. O Civic passou então a ser equipado somente com motores a combustão. Apesar de visualmente serem muito diferentes, os irmãos compartilham plataforma, toda latera e partes do interior.

O motor 1.5 aspirado ganhou melhorias, tal qual o elétrico, subindo a potência e o torque total do conjunto para 151 cv e 27,2 kgfm. Consumo também melhorou, atingindo 23,4 km/l na cidade, segundo a Honda.

Diferentemente do Toyota Corolla Hybrid atualmente vendido no Brasil, a Honda não oferece o Insight, vulgo Civic híbrido, por aqui. A marca diz haver planos de eletrificação da linha com variantes híbridas de Accord e CR-V importadas por aqui. Quem sabe o Insight também ganha sua chance?

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