28/11/2021 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Se você perguntar a qualquer motociclista que utiliza um modelo de 125 ou 150 cilindradas, para trabalho ou lazer, qual seria a moto que compraria agora se pudesse, é muito provável que a resposta seja “uma Honda CB Twister”.
Situada alguns degraus acima das opções de entrada, ela representa, muito apropriadamente, uma espécie de “sonho possível”, ao mesmo tempo sedutor e viável.
No mercado desde 2015, a Twister chega ao modelo 2022 mantendo seu estilo “naked” (quase sem carenagens) e com alterações de grafismos e cores e começará a ser vendida nas concessionárias da marca a partir de dezembro.
Além do bom desempenho e maneabilidade, ela está disponível em duas versões, com diferentes sistemas de frenagem aos consumidores: CBS ou ABS.
Você sabe o que essas letrinhas significam?
CBS, sigla para “Combined Braking System” (ou Sistema Combinado de Frenagem), combina simultaneamente em um único comando de acionamento a ação dos freios dianteiro e traseiro da moto, o que facilita o seu uso. Vale lembrar que, tradicionalmente, nas motos, o freio dianteiro é acionado no guidom, enquanto o traseiro, por pedal.
Já o ABS, de “Anti-Lock Braking System” (Sistema de Frenagem com Antitravamento) utiliza a eletrônica para que, em freadas mais fortes, as rodas não sejam totalmente travadas, o que poderia provocar perda de aderência, aumentando assim sua eficiência, especialmente em pisos escorregadios.
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Leve e esperta
Voltando à Twister, um dos segredos de seu sucesso está em, mesmo com menor cilindrada, trazer um design que tem inspiração explícita em modelos maiores e mais sofisticados – como suas irmãs CB 500F e CB 650R. Outro bom motivo é ela se prestar bem para uso urbano, mas não fazer feio em rodovias.
Leve – pesa 137 kg – e com porte compacto, ela navega bem no trânsito, rodando mais de 35 km por litro. Seu motor de um cilindro, flex, de 249,5 cm³ (ou 250 cc) rende 22,4 cv de potência com gasolina (22,6 cv no etanol) e 2,24 kgfm de torque com gasolina – são 2,28 kgfm com etanol. O câmbio tem seis marchas e a partida é elétrica.
A Twister é montada sobre um chassi tubular de aço tipo Diamond. Sua suspensão dianteira telescópica tem 130 mm de curso e a traseira é do tipo monochoque, com 108 mm de curso. As rodas são de liga leve e 17”, com pneus 110/70 na dianteira e 140/70 na traseira.
O painel de instrumentos é digital e inclui um útil computador de bordo. A lanterna traseira, assim como os indicadores de direção (piscas) são em LED, mas o farol dianteiro continua a ter iluminação halógena.
A Honda oferece três anos de garantia para a CB Twister, sem limite de quilometragem, e, também sete trocas de óleo gratuitas. Confira a seguir os preços e cores das versões disponíveis para 2022 (valores para o Distrito Federal e que não incluem frete ou seguro).
CB Twister CBS: Branco e Azul Perolizado, R$ 17.190,00
CB Twister ABS: Cinza Fosco, R$ 17.990,00
CB Twister ABS: Vermelho, R$ 18.290,00
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