entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ingolstadt, Alemanha. Mas pode chamar de cidade Audi

Fomos até a cidade sede da Audi onde fica o museu da marca e quase 25% da população local tem relação com a marca alemã

03/12/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A ligação de uma marca de automóveis e uma cidade costuma ser muito forte, como Maranello e Ferrari, Porsche e Stuttgart. Mas também na Alemanha há uma cidade que é praticamente voltada a uma das montadoras mais conhecidas do mundo mas que ainda assim segue sem ser tão conhecida: Ingolstadt.

Leia mais:
+ Wrangler 2021: o jipe raiz da guerra para as trilhas
+ Petrobras busca alternativa renovável para biocombustíveis
+ Kia Sportage 2022 tem detalhes revelados em novo protótipo

Esta simpática cidade alemã fica a cerca de 80 quilômetros de Munique – esta sim, uma “metrópole” e conhecida também por ser a sede da BMW. Apesar de ficar a 45 minutos de carro pela auto-estrada E-35 e ser ligada pelo sistema de trem e metrô da metrópole vizinha, Ingolstadt preserva o seu ar de típica província desta bela região da Baviera, no sul da Alemanha.

Mas é neste cenário que parece pacato que nascem algumas das máquinas mais rápidas da Europa e do mundo. É nesta cidade de 125 mil habitantes onde são projetados e construídos carros que vão acelerar pelos quatro cantos do planeta.

A história de Ingolstadt se confunde com a da própria empresa – que, por sinal, emprega nada menos que 25% da população local. Por isso, as principais atrações se concentram na imponente “Audi Forum”. Com visual futurista, a praça interliga prédios como a fábrica, o escritório e o museu interativo que conta a história da marca das quatro argolas.

O acervo histórico é a grande atração do Audi Museum, que tem pegada bastante interativa. Entre as principais relíquias, destaque para o primeiro modelo “Horch”, de 1909, e o Auto Union Type C, desenvolvido no auge do Terceiro Reich e que rompeu a barreira dos 400 km/h em pleno anos 1930.

Um feito e tanto para a época, e que faz parecer o trabalho dos pilotos como algo insano hoje em dia.

O curioso é que neste museu nem todos carros tem as famosas quatro argolas na grade que identificam a marca alemã, incluindo carros de 1899 a 1945. Afinal, um dos dois andares  é dedicado às três marcas que se uniram à Audi para formar, em 1932, a Auto Union (Audi, Wanderer, DKW e Horch).

E foi justamente esta nova empresa formada pela união que deu origem à montadora dos quatro anéis.

Depois de saciar sua fome por conhecimento e história do automóvel, aproveite para fazer o seu pit stop de reabastecimento com um almoço no próprio Audi Fórum, no prestigiado “Avus Restaurant”, onde executivos, funcionários da empresa e turistas convivem harmoniosamente.

Do lado oposto desta mesma praça, outra atividade pode ser feita a pé: a visita guiada à fábrica da Audi. Em um tour de cerca de duas horas, é possível ver como são fabricados os principais modelos da marca alemã, em um roteiro de lógica germânica e que ajuda a compreender, nestes 120 minutos, como é feito e fabricado um Audi.

As linhas de produção a serem visitadas incluem os modelos A3, A4, A5 e o Q5.

Existem outras fábricas da empresa espalhadas pelo mundo, como Hungria, Bélgica, China e Índia, mas a visita à planta original de Ingolstadt é certamente o mais próximo que pessoas como eu e você terão acesso ao que se pode chamar de “casa da Audi”.

Na seção de pintura, por exemplo, você descobre que há mais de 2.000 cores disponíveis para formar combinações em um carro.

A área de robótica também é um dos grandes destaques do tour da fábrica da Audi, com os robôs “Kuka” criando o cenário digno de ficção científica que somente um tour como este pode proporcionar – e um tanto inspirador pensando no museu que a poucos passos dali mostrava o que era um automóvel há pouco mais de um século atrás. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.