entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Kia não descarta Rio Sedan para brigar com Onix Plus e Versa

Primo do Hyundai HB20S, Kia Rio Sedan pode vir ao Brasil caso as vendas do hatch justifiquem

29/01/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A estreia do Kia Rio no Brasil levantou uma questão: e o sedã? Tal qual acontece com seu primo Hyundai HB20, a família Kia Rio é composta por hatch e sedã desde a primeira geração. Segundo o presidente da marca sul-coreana no Brasil, José Luiz Gandini, “nada impede em um futuro próximo trazer o sedã”.

Veja aqui ofertas de carros da Kia na sua cidade

Segundo o executivo a escolha pelo hatch se deu por dois motivos: maior volume do segmento de hatches compactos frente ao de sedãs compactos, além de uma preferência pessoal. “Sinceramente acho mais bonito o hatch que o sedã”, comenta Gandini.

Comparando ao Rio hatch, o Kia Rio Sedan é 32 cm mais longo e 1 cm mais alto. Na fita métrica são 4,38 m de comprimento e 1,46 m de altura do sedã contra 4,06 m de comprimento e 1,45 m de altura do hatch. A largura é de 1,72 m nos dois modelos.

Seguindo o que é feito em Hyundai HB20 e HB20S, o entre-eixos dos dois Kia Rio é exatamente o mesmo: 2,58 m. Essa é uma característica que vai contra a tendência dos atuais sedãs compactos mais vendidos no Brasil como Chevrolet Onix Plus e Volkswagen Virtus que têm entre-eixos espichado em relação aos seus irmãos hatches.

Sedã raiz

Tal qual seu irmão, o Kia Rio Sedan tem estilo mais tradicional e contido que o Hyundai HB20S. Enquanto o modelo brasileiro tenta se passar por um cupê de quatro portas, o Kia segue a escola tradicional dos sedãs com porta-malas bem marcado e perfil mais quadrado.

As lanternas traseiras apostam no estilo retangular simples e invadem uma parte da tampa do porta-malas. Sem o bocal de abertura do porta-malas como no hatch, o Rio Sedan tem câmera de ré protuberante logo abaixo do logotipo da Kia. O para-choque esportivo traz um falso extrator de ar na parte inferior.

Porta-malas pequeno

Contudo, diferentemente de seu irmão hatch, que tem no porta-malas de 325 litros uma das referências do segmento, o Kia Rio Sedan mostra porta-malas acanhado de apenas 387 litros. Algo bastante longe de rivais como Onix Plus com seus 461 litros e Virtus com seu porta-malas gigantesco de 521 litros.  

Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui

Produzido no México ao lado do hatch, caso o Kia Rio fosse importado para o Brasil seria oferecido com o mesmo conjunto mecânico composto por motor 1.6 quatro cilindros aspirado flex de 130 cv e 16,5 kgfm de torque ligado a uma transmissão automática de seis marchas.

Leia mais:
Kia Rio não terá motores 1.0 e turbo do Hyundai HB20 no Brasil
Kia Rio 2020: solução para quem não gostou do Hyundai HB20?
Kia pode trazer Seltos, Soul e Optima ainda em 2020 ao Brasil

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.