entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Michelin aposta em novo pneu para reduzir acidentes

Desenvolvido para a América Latina, Primacy 3 reduz distância de frenagem em área seca e molhada

25/04/2013 - Anelisa Lopes, de Buenos Aires (Argentina) / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros

Qual a relação entre segurança e o desenvolvimento de um pneu? O gerente de marketing da Michelin Anoildo Mattos explica que metade dos acidentes automotivos estão ligados à frenagem e à aderência. "Quando um pneu mais seguro atua em conjunto com outros equipamentos de segurança, há uma redução na quantidade de acidentes", avalia.

Em números, o Brasil ocupa a terceira colocação no volume de ocorrências fatais entre todos os países do mundo, atrás apenas da índia e da China. São 110 acidentes com morte diariamente, número que incide em uma ocupação de 65% dos leitos hospitalares em todo território nacional.

Segundo o presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Ramalho, 65% das mortes acontecem em estrada com boas condições de pavimentação e com trajetória retilínea; 60% durante o dia e 67% em pista seca, sendo que 70% deste total são provocados por colisão traseira, saída de pista, colisão lateral, choque contra um objeto fixo ou ultrapassagem.

Os números analisados serviram de base para a criação do pneu Michelin Primacy 3, equipamento desenvolvido especificamente para carros de passeio que será comercializado a partir de maio na América Latina. De acordo com o fabricante, o pneu é mais seguro nos quesitos frenagem no seco, molhado e aderência.

De acordo com a Michelin, o Primacy 3, que será vendido em 29 variações para rodas de 16, 17 e 18 polegadas (dez delas serão fabricadas no Brasil e 19 importadas da Europa), tem 12% a mais de aderência em curvas e freia 3 metros antes em pista e seca e 4 metros antes em área molhada. A comparação foi realizada com os pricipais concorrentes vendidos no mercado brasileiro - Bridgestone Turanza, Goodyear Excellence e Pirelli Cinturato P7, com veículos equipados com freios ABS.

São duas tecnologias que aprimoram a performance, a Stabiligrip, que é um reforço entre os diversos blocos de borracha que formam o pneu, resultando em uma menor deformação, e a Flexmax, que junta um composto de borracha mais flexível a um ângulo de 45° no corte da borracha, o que aumenta a adaptação do equipamento ao terreno da via. A Michelin anuncia que o novo produto dura cerca de 9.000 quilômetros a mais que os concorrentes.

A novidade, no entanto, custa 5% a mais que os rivais citados. Em São Paulo, na medida a 205/55 R16, que deverá ser a mais vendida, tem preço sugerido de R$ 397 cada unidade. Inicialmente, os modelos que vêm de fábrica com o Primacy 3 são: Volvo V60, Ford Fusion, Audi A6, Peugeot 308, além das próximas gerações do Ford Focus e do Citroën C4.

Viagem a convite da Michelin

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.