entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Mini terá novo SUV e Cooper encolherá na próxima geração

Enquanto todas as marcas crescem seus modelos, os Mini ficarão cada vez mais mini

10/10/2019 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Desde que a Mini renasceu das cinzas em 2000 com a primeira geração do hatch Cooper, muito foi falado sobre o fato de que o modelo era explicitamente maior que o Mini original. Agora em sua terceira geração, o hatch está ainda maior, mas ao que indica informações da revista AutoCar, o próximo Mini será menor e a marca ainda terá um novo SUV.

A quarta geração do Mini Cooper está programada para algo entre 2022 e 2023, considerando que o atual modelo foi reestilizado recentemente. Com o advento de novas tecnologias, motores eletrificados e plataformas mais modernas, a ideia da Mini é retornar às suas origens.

Bernd Körber, chefe da Mini, diz: “tenho esperança de que na próxima geração conseguiremos fazê-lo ainda mais compacto, de volta para onde o Mini veio”. A ideia é que o modelo seja ainda feito na plataforma modular UKL da BMW para modelos de tração dianteira.

Mini mini

Além do encolhimento do Mini Cooper, a marca pretende diminuir ainda mais o tamanho de seus carros. Com uso de plataforma feita em parceira com a chinesa Geely, a Mini produzirá um hatch elétrico subcompacto.

Não é a primeira vez que a Mini flerta com a ideia de um carro com tamanho próximo ao modelo original. Em 2011 a marca apresentou no Salão de Genebra o pequenino conceito Rocketman.que ilustra a matéria. Com custos de produção alto e sem plataforma, o projeto foi abortado. Agora ele retorna em versão totalmente elétrica. O lançamento deve ficar para além de 2021.

Mini não tão mini

De olho no mercado de SUVs, a Mini se aventurará em um segmento que vai além do Countryman. Para Körber, “o Countryman é um SUV muito pequeno. Nos EUA e na China, há certas necessidades para um modelo maior”. A ideia é ressuscitar o nome Traveller no novo SUV ou adotar Travellman, seguindo o padrão de nomes da marca.

O modelo não seria tão grande a ponto de sair da escala da Mini, “seria difícil imaginar um Mini do tamanho de um BMW X3 ou de um X5”. Por isso, o SUV da marca britânica deve no máximo chegar às proporções do Jeep Compass.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.