Não é só na linha de carros de passeio que a General Motors está rebolando para não quebrar. O segmento de veículos comerciais da marca sofreu duas baixas, anunciadas pelo presidente do grupo GM, Fritz Henderson: o GMC Topkick (fotos) e o Chevrolet Kodiak não serão mais fabricados, em nenhuma das variantes possíveis. Os modelos compartilhavam a estrutura e a motorização.
Não era apenas nos nomes que os modelos eram estranhos. Além de um visual que mistura caminhão com picape, as opções de motorização incluíam um propulsor 6.6 turbodiesel de 330 cv. Até aí tudo bem, mas, em tempos de crise, ficou difícil de explicar o sentido de um motor 8.1 V8 a gasolina de 325 cv. Nos EUA, um GMC Topkick completo (cabine dupla, aparelhos de DVD, interior de couro, etc.) saía por mais de US$ 50 mil (R$ 98 mil).
O principal problema não chega nem a ser o desfalque no segmento comercial para as marcas GMC e Chevrolet. Porém, se o presidente norteamericano, Barack Obama, tiver problemas com o chassi de seu Cadillac limusine presidencial, terá de recorrer a um ferro velho ou comprar um carro o novo. A estrutura do obamamóvel tem origem no chassi do Topkick e do Kodiak.