entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Nissan NP200: a picape Logan que quase foi vendida no Brasil

Ainda comercializada na África do Sul, picape compacta derivada do Renault Logan é vendida pela Nissan

06/02/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O mercado de picapes derivadas de hatches compactos é praticamente restrito ao Brasil e alguns países da América Latina. Contudo, poucos mercados fora desse eixo também receberam alguns modelos desse nicho, geralmente produzidos no Brasil. A África do Sul é um bom exemplo, local que hoje recebe a Volkswagen Saveiro e já foi terra da Fiat Strada. Contudo, por lá ainda é produzida e vendida uma curiosa picape, a Nissan NP200.

Leia mais:
Colômbia: Renault tem 3 dos 10 mais vendidos. Sandero lidera
Sedã off-road? Renault lança o exótico Logan Stepway
Versões bizarras de Renault Logan e Sandero fora do Brasil

O nome pode não revelar muita coisa além de Nissan Pick-up (daí vem o NP200 do seu nome), mas a irmã menor da Frontier (vendida como NP300 em alguns mercados) nada mais é que a versão picape do Renault Logan desenvolvido pela Dacia na Romênia e vendido pela japonesa Nissan na África do Sul. Ficou confuso? Se acalme que tudo será explicado.

Confira aqui ofertas de Logan na sua cidade

A primeira geração do Dacia Logan lançada em 2004 contou com diversos tipos de carroceria ao redor do mundo. Além dos nossos conhecidos Sandero e Logan, a Dacia também criou a Logan Pick-Up a perua Logan MVC e o furgão Logan Van. Ele também foi vendido em diversos países com marcas diferentes, além do Brasil onde recebeu logotipo da Renault, era Lada Largus, Nissan Aprio e até Mahindra Verito.

Com tamanha pluralidade de marcas e carrocerias, era natural que algumas combinações exóticas surgissem pelo mundo e é ai que se encaixa a Nissan NP200. Lançada em 2009 na África do Sul, a NP200 era uma versão rebatizada da picape Logan oferecida na Europa pela Dacia. Ela aproveitava a dianteira do Aprio, versão levemente adaptada do Logan vendido pela Nissan no México.

Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui gratuitamente

Em relação ao Logan sedã tradicional de primeira geração como o conhecemos, a picape traz entre-eixos 27,5 cm maior e 20,8 cm a mais no comprimento. Feita apenas com cabine simples, ela aproveita as portas do Logan, menores do que de uma picape tradicional, para ampliar o espaço visual da cabine, adicionando ainda uma pequena janela na coluna. As lanternas traseiras eram as mesmasusadas pela primeira perua MCV.

Enquanto na Europa a picape deixou de ser oferecida por conta das baixas vendas e da estreia da segunda geração da família Logan e Sandero, na África do Sul ela continua firme e forte como parte importante do portfólio da Nissan. Por lá, ela é vendida com os antigos motores 1.6 8V (87 cv e 13,1 kgfm) ou 1.6 16V (104 cv e 15,1 kgfm) que já foram usados pelo Logan no Brasil. Há ainda uma opção diesel 1.5 de 85 cv 20 kgfm. Em todas as opções de motor, o câmbio continua manual de cinco marchas.

Ela é oferecida em sete versões com preços que vão de R$ 47.549 (173.500 Rand) até R$ 71.390 (260.500 Rand). O nome das variantes não é nada criativo: Base para a de entrada, Mid para a intermediária e High para a topo de linha. Entre elas, existem variantes como a Base com airbags duplos e ar-condicionado, ou só com o climatizador, ou ainda apenas com pacote de segurança.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.