21/03/2021 - Alexandre Kacelnik / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Charles Stewart Rolls era um nobre britânico nascido em 1877 e apaixonado por motores. Em 1896, com 18 anos, viajou a Paris e comprou um Peugeot Phaeton, que foi o primeiro automóvel de que se tem notícia a dormir numa garagem em Cambridge.
Mais da série dos criadores das grandes marcas:
+ O nome por trás da marca: Kiichiro Toyoda
+ O nome por trás da marca: Louis Chevrolet
+ O nome por trás na marca: André Citroën
Henry Frederick Royce era mais velho, nasceu em 1863, e já era um engenheiro mecânico com 20 anos de oficina quando construiu seu primeiro motor de automóvel, em 1904. O motor silencioso encantou Rolls, que na época vendia carros de luxo em Londres.
A Rolls-Royce foi fundada em 1906. O dinheiro e a parte comercial vinham de Rolls, a genialidade mecânica de Royce. O primeiro Rolls-Royce chamava-se Silver Ghost (Fantasma Prateado).
O Silver não é difícil saber por que, e o Ghost pela ausência de ruídos, o que foi uma jogada de marketing pré-histórica que ajudou a marca a levar a fama eterna de construir os carros mais silenciosos do mercado, além de serem altamente luxuosos e não darem defeitos.
Se hoje isso é um belo chamariz herdado pelas marcas japonesas, por exemplo, imagine no início do século XX.
O Silver Ghost tinha a tecnologia mais avançada da época, motor de 6 cilindros em linha com 12 válvulas (2 por cilindro) e 7036 cilindradas, 48cv que o faziam chegar a fantásticos 101km/h.
No total foram 6.173 unidades montadas e vendidas. Além dos nobres e industriais, o Rolls-Royce caiu nas graças de uma categoria emergente de novos-milionários, as estrelas de cinema, o que catapultou sua fama.
Charles Rolls não chegou a curtir muito essa fama. Transferiu sua paixão para os aviões, e foi o primeiro britânico a atravessar o Canal da Mancha voando, em junho de 1910. Quarenta dias depois, tornou-se também o primeiro britânico a morrer em um desastre aéreo, quando seu avião caiu em Bournemouth.
Henry Royce também se encantou pelos objetos voadores mais pesados que o ar. Pouco depois de a Primeira Guerra Mundial irromper, em 1914, construiu o primeiro motor para aviões, que logo se tornaram o principal negócio da Rolls-Royce. Morreu aos 70 anos, em 1933.
Uma curiosidade: a estatueta Spirit of Ecstasy só chegou aos capôs dos Rolls-Royce em 1911, após a morte de Rolls. A figura feminina inclinada prestes a alçar voo foi idealizada pelo escultor inglês Charles Robinson Sykes.
Outra curiosidade: Alberto Santos Dumont, como Charles Rolls um pioneiro da aviação, também trouxe para seu País, no caso Brasil, o primeiro automóvel, e era igualmente um Peugeot. Só o modelo era diferente. No caso de Santos Dumont, um Type 3, que rodou em São Paulo a partir de 1891.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro