entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

O nome por trás da marca: Kiichiro Toyoda

Vislumbrou a importância de desenvolver a indústria automobilística e adaptou os métodos fordianos à cultura japonesa

14/02/2021 - Alexandre Kacelnik/RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A Toyota Motor Corporation foi fundada em 1937 por Kiichiro Toyoda. O DNA empreendedor e a inventividade de Kiichiro foram herdadas do pai Sakishi Toyoda, que nasceu em um povoado de camponeses onde as mulheres trabalhavam em teares (aparelhos para tecer).  

Mais da série dos criadores das grandes marcas:
+ O nome por trás na marca: André Citroën
+ O nome por trás da marca: Henry Ford
+ O nome por trás da marca: Soichiro Honda

O jovem usava seus conhecimentos de carpinteiro para aprimorar o tear de sua mãe, e em 1891, com o Japão em processo de modernização, Sakichi patenteou seu primeiro tear automático.

Em 1896, desenvolveu um tear automático que tinha capacidade de parar imediatamente quando ocorria uma falha. Suas máquinas, além de eficientes, eram muto mais baratas que as importadas da Europa. Em 1907, Sakichi funda a empresa Toyoda Loom Works.   

Nascido em 1894, Kiichiro Toyoda trabalhava com o pai na empresa de teares quando, numa viagem a Nova York, em 1922, ficou impressionado com a importância dos automóveis e preocupado com a dependência que o Japão poderia ter dos EUA nessa área. 

Convenceu o pai a fabricar carros e passou a viajar pelo mundo e estudar métodos de produção. Tinha como meta adaptar ao mercado e à cultura japonesa os métodos de produção em massa de Henry Ford, com quem chegou a se encontrar.  

Em 1929, um ano antes de morrer, Sakichi Toyoda vendeu os direitos de suas patentes de teares à empresa britânica Platt Brothers, se capitalizando para concentrar os esforços na indústria automobilística.  

Kiichiro construiu seu protótipo de motor a gasolina ainda em 1930, na tecelagem. O primeiro motor, um seis cilindros em linha de 3,4 litros, ficou pronto em 1934. 

O protótipo do primeiro carro, o modelo A, veio em 1935. O primeiro carro, chamado modelo AA, foi produzido com maquinário importado e tinha toques de Chrysler Airflow e Chevrolet.  

Em 1937, Kiichiro Toyoda separou definitivamente teares de automóveis e fundou a Toyota Motor Company. A explicação para a mudança do nome de Toyoda para Toyota é simples e um tanto esotérica: em japonês Toyoda é escrito com dez traços, e Toyota com oito, considerado o número da prosperidade.  

A adaptação do método fordiano se transformou no que ficou conhecido como TPS (Toyota Production System), criado em 1938 e que vem sendo aperfeiçoado ao longo das décadas e é ensinado até hoje na corporação e estudado nas universidades.  

Quando Kiichiro Toyoda morreu, em 1952, a Toyota ainda estava muito longe de disputar o título de maior montadora do mundo, o que tem feito desde o fim do século passado.  

O responsável por esse caminho para o cume da indústria automobilística foi o primo Eiji Toyoda, que assumiu a presidência com a morte de Kiichiro. Ele, que morreu em 2013 aos 100 anos, é o Toyoda mais reconhecido, o membro da família que faz parte do Hall da Fama de Dearborn, em Detroit, mas aí já é outra história. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.