entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

O nome por trás da marca: Louis Chevrolet

O homem que deu nome à mais famosa das marcas que compõem a GM sentia-se mais à vontade nas pistas do que nas fábricas

14/03/2021 - Alexandre Kacelnik / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A mais forte entre todas as marcas que compõem a General Motors é sem dúvida a Chevrolet, principalmente no Brasil, onde são sinônimos.  

Louis Chevrolet nasceu La Chaux de Fonds, Suíça, em 1878. Sua família se mudou para a França em 1986, e em 1900, já trabalhando com carruagens e bicicletas, ele cruzou o Atlântico e foi viver em Montreal.

Mais da série dos criadores das grandes marcas:
+ O nome por trás da marca: Kiichiro Toyoda
+ O nome por trás da marca: Henry Ford
+ O nome por trás na marca: André Citroën

No ano seguinte já estava em Nova York, e sua fama de excelente mecânico o levou para a Fiat, que lhe deu a primeira grande oportunidade como piloto, e Chevrolet não decepcionou: quebrou o recorde nacional da milha. 

Piloto famoso, Louis Chevrolet foi trabalhar na Buick, em Flint, Michigan, levado pelo sócio de David Buick, William Durant, que o queria como piloto de provas promocionais. Na Buick, Chevrolet aprendeu a projetar e construir carros, e em sociedade com Durant, em 1911, fundou a Chevrolet em Detroit, Michigan.  

Nessa época Durant tinha sido deposto da direção da General Motors, que ele fundara em 1908. Em 1915, já de volta ao comando da GM, Durant, que não se entendia muito bem com Chevrolet, comprou a parte dele na empresa. 

Louis Chevrolet passou então a se dedicar a construir e pilotar carros, principalmente para disputar as 500 Milhas de Indianápolis. Sua melhor colocação ao volante na tradicional prova foi o sétimo lugar em 1919, numa prova que chegou a liderar. No ano seguinte, 1920, Gaston Chevrolet venceu as 500 Milhas de Indianápolis num carro construído pelo irmão.  

No mesmo ano, Gaston, o caçula dos irmãos Chevrolet, viria a morrer num acidente de corrida em Beverly Hills, Califórnia. Louis Chevrolet morreu em Detroit em 1941, e foi enterrado em Indianápolis, ao lado do irmão.  

Uma curiosidade sobre a GM é que nenhum dos seus famosos fundadores acabou seus dias milionário. O homem que a criou, William Durant (Boston, 1961- Nova York, 1947), o “Fabuloso Billy”, não emprestou seu nome a nenhuma das fábricas que viriam a formar maior montadora do planeta.  

Ele comprava fábricas de automóveis e autopeças num ritmo frenético e nem sempre conseguia equilibrar a engenharia financeira. Também era ávido investidor na Bolsa de Valores, e quebrou junto com ela em 1929. Seu último trabalho foi como gerente de um boliche.  

David Buick (Arboath, Escócioa, 1854 – Detroit, 1929) também vendeu sua participação na fábrica que levava seu nome para Billy Durant, não foi bem-sucedido nos investimentos que fez depois e levou uma vida bastante modesta em seus últimos anos.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.