entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

O que já sabemos sobre os próximos SUVs da VW no Brasil?

Hoje somente com Tiguan e Touareg, Volkswagen multiplicará sua linha de utilitários esportivos no Brasil

14/08/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Volkswagen prepara uma forte ofensiva no mercado de SUVs para os próximos anos. O ataque começou com a nova geração do Tiguan e deve expandir a linha dos atuais modelos (Tiguan e Touareg) para cinco ou seis SUVs. A marca vai atacar por todos os lados e faixas de preço. Dissecamos agora os planos da VW com SUVs no Brasil para os próximos anos e contamos tudo que sabemos.

Leia mais:
SUV do Polo será o próximo utilitário a ser lançado pela VW
VW divulga últimos detalhes do SUV do Polo antes da estreia
T-Cross brasileiro poderá ser maior e robusto que europeu

T-Cross

Já confirmado pela Volkswagen como o próximo utilitário a ser lançado pela marca no Brasil, o T-Cross será o SUV do Polo. Construído sobre a plataforma MQB-A0 do hatch, o modelo é a primeira investida da VW no segmento dominado por Jeep Renegade, Honda HR-V e Nissan Kicks. Em relação ao T-Cross europeu que estreia no próximo mês, o nacional terá entre-eixos ampliado e algumas mudanças visuais para deixa-lo com mais cara de SUV.

Procurando um VW 0km? Veja as ofertas aqui

Mecanicamente, o Volkswagen T-Cross deverá compartilhar o conjunto com Polo e Golf: os motores turbinados 1.0 TSI de 128 cv e 1.4 TSI de 150 cv são os mais cotados, enquanto o aspirado 1.6 MSI de 117 cv pode aparecer em versões de entrada. Transmissão automática Tiptronic de seis marchas deverá ser utilizada, já que o item é mandatório no segmento. Seu lançamento deve ocorrer no Salão de São Paulo em novembro. 

Tharu/Tarek

Enquanto o Tiguan Allspace esquenta o terreno para a briga com o Jeep Compass, o verdadeiro rival do SUV mais vendido do Brasil ainda está sendo preparado. A Volkswagen confirmou que produzirá o SUV médio na Argentina, de onde será exportado para o nosso país. Tal qual o T-Cross, o novo modelo terá plataforma MQB e uma vasta opção de motores turbo. O 1.0 TSI dificilmente deve ser adotado pelo médio, dando preferência aos motores 1.4 TSI e talvez até o 2.0 TSI. Ele deve chegar por aqui no ano que vem.

O que ainda não é certo é sobre o nome do modelo. Registros de patente feitos pela Volkswagen no Brasil e apresentações feitas pela marca indicam que ele pode se chamar Tharu ou Tarek. Na China, o Tharu já é vendido e tem visual bem semelhante ao Compass. É um SUV mais quadrado e robusto, com inspiração clara no grandalhão Atlas e que teve seu visual registrado no Brasil. Já Tarek pode ser somente o novo nome pelo qual o modelo pode ser chamado por aqui, tal qual acontece com o Atlas que é chamado de Teramont na China. 

T-Track

Ainda no mundo das incertezas, já que não foi confirmado pela Volkswagen, está o SUV subcompactos T-Track. Originalmente, a Volkswagen iria produzir o pequenino SUV Taigun com base no subcompacto up!. Porém, os planos desandaram pois o modelo era pequeno demais para o mercado. A explosão dos SUVs fez a Volkswagen repensar na ideia e rumores sobre um SUV do up! voltaram a circular, até mesmo com um nome revelado: T-Track.

Caso chegue às linhas de produção, o modelo terá plataforma MQB-A0 do Polo, não a do up!. A ideia é ser a porta de entrada da Volkswagen no mundo dos utilitários, substituir o espaço deixado pelo CrossFox e ter um SUV com menos de 4 metros de comprimento para ser competitivo na Índia. Por conta do porte diminuto, o modelo usaria somente os motores disponíveis no up!, como o 1.0 MPI e o 1.0 TSI, ou até o 1.6 MSI. Seu lançamento deve ocorrer somente na virada da década. 

Teramont/Atlas

O posto de SUV mais caro e sofisticado da Volkswagen hoje no Brasil é ocupado pelo Touareg, mas isso pode mudar nos próximos anos. Com pegada mais esportiva e europeia, o grandalhão fica em leve desvantagem no quesito status frente a modelos de marcas premium como os Audi, BMW e Mercedes-Benz. Por isso, a Volkswagen pode mudar a estratégia com o Teramont (também conhecido como Atlas) que pode chegar já no próximo ano importado dos EUA. 

O nome foi recentemente registrado no Brasil, o que aumentou as expectativas sobre sua chegada. Diferentemente do Touareg que tem parentesco com o Porsche Cayenne, o Teramont usa uma versão alongada da plataforma MQB do Golf e tem espaço para sete pessoas. Até no visual a pegada é diferente: o Teramont é mais quadrado e robusto, enquanto o Touareg é mais luxuoso e esportivo.

Mais SUVs?

A Volkswagen ainda tem algumas cartas na manga para ampliar seu portfólio de SUVs no Brasil além dos quatro anteriores. Uma das possibilidades é o Atlas Cross Sport, que foi revelado como conceito nos EUA. O modelo é a versão de cinco lugares do Teramont/Atlas com estilo de SUV cupê. Por aqui, ele pode fazer a ponte entre o médio Tharu/Tarek e o grande Teramont/Atlas, tanto em preço quanto em porte.

No campo das possibilidades ainda há o inédito T-Roc Conversível. A Volkswagen confirmou que não venderá o T-Roc no Brasil por conta da inevitável proximidade em porte e preço com o T-Cross nacional, porém com a versão conversível a história pode ser outra. O relativo sucesso do Land Rover Evoque Conversível pode impulsionar a Volkswagen nesse sentido, apesar de as chances de termos mais um SUV sem teto no Brasil serem minúsculas. O SUV elétrico I.D. Crozz também é uma remota (mas possível) possibilidade para o nosso país. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.