entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

O Volkswagen Golf acabou, mas só para os brasileiros

Referência de qualidade no segmento dos hatches médios, 8ª geração do modelo mais vendido da VW segue firme na Europa

17/02/2021 - Henrique Koifman/ RF1 / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Lançado na Alemanha em 1974, o VW Golf começou a ser vendido oficialmente no Brasil, como importado, no meio da década de 1990, chegou a ser produzido entre 1999 e 2019 e, no ano passado, se despediu melancolicamente de nosso mercado – com algumas unidades híbridas GTE de sua sétima geração que, caríssimas, acabaram encalhadas. 

Desde o nascimento de sua primeira geração, em 1974, o Golf já superou os 35 milhões de unidades produzidas e está em terceiro lugar entre os carros mais vendidos de todos os tempos – perde para o campeão, Toyota Corolla (que foi lançado 8 anos antes) e para as picapes da série F da Ford (essas, nas ruas desde 1948). 

Aqui no Brasil, embora nunca tenha chegado ao topo, o modelo criou (boa) fama no mercado e, especialmente com sua sétima geração, se transformou em uma referência para hatch esportivo com a sua versão GTI de 220 cv de potência.

Sem quase contar com acessórios espalhafatosos – no máximo, um friso vermelho aqui e uma roda diferente ali – era de longe o carro nacional que andava mais forte. 

Sumiço das lojas 

Sintomaticamente, o Golf começou a sumir das concessionárias brasileiras em suas versões mais baratas na época de lançamento de seu parente T-Cross, o primeiro SUV produzido pela VW em nosso país. O GTI ainda resistiria por mais alguns meses.  

Foram eles, os esportivos utilitários de porte médio, que rapidamente conquistaram a preferência nacional, os virtuais carrascos desses “dois volumes”.

Antes do Golf, rivais, importados como o Ford Focus hatch, o Peugeot 308 e o Hyundai i30 já haviam jogado a toalha por aqui. O único modelo a persistir nesse segmento – até hoje – é o Chevrolet Cruze Sport6, literalmente, “o último dos moicanos”. 

Na Europa, muitas configurações

Hoje, falando português e pagando a partir de R$ 154.544,53, você leva para casa um VW Golf geração oito zerinho – desde que esteja em Portugal. A quantia – equivalente a 243.900 euros na conversão direta – se refere à versão equipada com o motor turbo de três cilindros, igual ao do Up! vendido aqui, que lá gera 110 cv de potência. 

Mas, além dessa configuração, há várias outras – com propulsores de 1.4, 1.5 e 2.0 litros –, a gasolina, diesel e híbrido, culminando com a versão R, com seus 320 cv, por R$ 367.282,04 (56.780 euros).

Além do desenho renovado, essa geração mais recente do carro traz uma infinidade de recursos tecnológicos, especialmente relacionados à segurança. 

O futuro é elétrico 

A opção totalmente elétrica – o e-Golf –, presente até a sétima geração do carro, porém, não existe mais, nem na Europa. Isso porque, desde 2020, o posto de hatch médio EV (totalmente elétrico) da linha VW por lá é ocupado pelo modelo ID.3 – que, aliás, já tem seu irmão SUV de mesmo porte, o ID.4. 

Como a Volkswagen já anunciou com toda pompa que pretende eletrificar toda a sua linha de modelos até 2030, tudo indica que essa oitava e elogiada geração do Golf – a que não teremos no Brasil – será também a última.  

Se você curte carros e nunca dirigiu um Golf, aconselhamos enfaticamente que comece a tratar bem o seu tio, o vizinho caladão do 702 ou outra pessoa que tenha um – de preferência um GTI recente – para poder pedir emprestado.

Se guiar, existe uma fortíssima possibilidade de que entre para o clube dos saudosistas desse modelo, de desenho relativamente comportado, discreto, mas com uma rara capacidade de plantar sorrisos irresistíveis no rosto de seus motoristas. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.