31/07/2013 - Redação (Fotos: Divulgação) / Fonte: iCarros
A primeira geração do Passat europeu, chamada de B1, durou até 1981, quando chegou a segunda geração chegou. Maior, o Passat B2 se manteve em linha até 1988, mesmo ano em que a produção nacional se encerrou. Na Europa, rivalizou com um tal de Opel Ascona, conhecido pelos brasileiros como Chevrolet Monza. Se você achou que a segunda geração do Passat é muito parecida com o nosso Volkswagen Santana, está certo. Por aqui, a VW vendeu a primeira e a segunda geração do modelo ao mesmo tempo, com nomes diferentes.
O B3, de 1988, teve vida mais curta, durou até 1993. Em parte porque seu visual sem grade frontal convencional não foi bem aceita. A terceira geração do Passat foi a primeira a receber tração integral e o poderoso motor 2.8 VR6, que levava o carro a 224 km/h de velocidade máxima.Apesar de ser apenas uma reestilização, o Passat B4, produzido até 1996, foi considerado um novo carro pela Volkswagen. Depois do fim da produção no Brasil, foi o responsável por reviver o nome Passat no País.
A quinta geração do Passat foi fabricada até 2000. Mantendo suas origens, usava a plataforma do Audi A4 contemporâneo e deixava de lados as linhas retas e sisudas em favor de um desenho mais arredondado. Em 2001, o carro passou por um facelift, ao qual a VW chamou de sexta geração e que durou até 2005.A sétima geração do Passat chegou em 2005 usando plataforma da quinta geração do Golf (PQ46) que nunca chegou ao Brasil, por aqui o hatch parou na quarta geração. O Passat B7 durou até 2010, quando a atual geração do modelo foi apresentada.
Hoje, a Volkswagen do Brasil oferece o Passat como sedã de quatro portas e motorização 2.0 turbo a gasolina de 211 cv, acoplado a um câmbio automático de seis marchas. Essa configuração custa R$ 114.480.O Passat do Brasil
A primeira geração do Volkswagen Passat foi fabricada no Brasil entre 1974 e 1988. Nesses 14 anos de produção, o carro passou três alterações significativas no visual. A primeira, de 1979, substituiu os faróis arredondados por unidades mais retangulares. Em 1983 o conjunto de faróis se tornou duplo e, em 1985, o carro ganhou para-choques de plástico envolventes.A primeira configuração usava motor 1.5 a gasolina de 78 cv refrigerado a água, pioneiro para a Volkswagen no Brasil. Em 1976 era apresentado o esportivo TS, com motor 1.6 que, com etanol, chegava a gerar 98 cv. Em 1983, a VW adotou um outro 1.6, o MD-270, de 88 cv com gasolina, para toda a linha Passat. Até 1986, uma versão exclusiva para exportação, a LSE de quatro portas, foi exportada para o Iraque e esse modelo ficou conhecido como “Passat Iraque”.
Em 1986, o Passat ganhou os famosoa motores da família AP, 1.6 e 1.8. Com o propulsor maior, o carro teve sua história marcada pela introdução da série GTS Pointer, o mais esportivo da linha, com bancos da marca Recaro e capacidade para acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos. Números expressivos para a época.Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro