entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Passat Dacon 821: modelo fora-de-série

A elegância do projeto final se destacava pelas linhas retas e cheias de estilo

04/11/2020 - Renato Bellote / Fotos: Renato Bellote / Fonte: iCarros

Durante as décadas de 70 e 80 os modelos fora-de-série fizeram muito sucesso no Brasil. O que ajudou a aumentar esse mercado foi a proibição das importações, em 1976. A partir desse momento novas opções foram criadas para atender à demanda de um público potencial.

Mais sobre carros clássicos:
+ Escort XR3 série 75 anos: exclusividade e cabelos ao vento
+ A incrível coleção de Mercedes da Hebe
+ Variant II: a evolução da espécie

Os modelos equipados com a mecânica Volkswagen a ar se multiplicaram, afinal o conjunto sempre foi conhecido por sua durabilidade e resistência. Mas não eram as únicas opções. O segmento acabou tendo vários concorrentes que também utilizavam motores Chevrolet e Fiat.

Já a Dacon escreveu seu nome na história de duas maneiras bem distintas: nas pistas, com os Karmann-Ghia com motores da Porsche, e nas ruas, criando versões diferentes e com muita personalidade. A concessionária atraía visitantes de todos os lados para ver sua vitrine suntuosa na Avenida Faria Lima.

O Passat foi um desses modelos que serviu como base para a transformação. Partindo da versão LS ou TS as mudanças estruturais eram feitas na fábrica, localizada em Santana de Parnaíba. A partir daí nasciam três opções que faziam a cabeça da molecada.

O Dacon 821, como passou a ser designado a partir de 1983, foi o mais bem-sucedido. A elegância do projeto final se destacava pelas linhas retas e cheias de estilo. O interior podia ser totalmente customizado pelo cliente. Além disso a dirigibilidade já bem acertada do modelo garantia uma combinação perfeita. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.