entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Passat Dacon foi símbolo de exclusividade nos anos 80

Ele traz os bancos de Porsche, além de um acabamento primoroso nas laterais e rebarbas do estofamento

28/07/2020 - Renato Bellote / Fotos: Renato Bellote / Fonte: iCarros

A década de 80 foi única no Brasil. Marcada pela música, a volta do rock nacional, a reabertura política e, no plano automotivo, pelas importações fechadas e a necessidade de projetos especiais e exclusivos para alimentar um segmento que buscava algo especial.

A Dacon tem uma história que começou nas pistas durante a década de 60 e caminhou para a customização com projetos de muito bom gosto e estilo de sobra. Já nos anos 70, as Brasílias pintadas na cor preta e com acessórios já despertavam a atenção da molecada.

Quando o Passat foi lançado, um novo segmento se abriu. E a concessionária criou três projetos com base no modelo médio da Volkswagen: o 180 S, o 180 D e o 180 T. Na matéria de hoje falo sobre o 180 T, versão targa que buscou inspiração no exterior.

Leia mais:
+ Puma GT: o clássico mundial Made in Brazil
+ Dez carros de sucesso dos anos 1990 que voltaram ao mercado
+ Dez marcas de carro que desistiram do Brasil

Na época, um modelo da Dacon custava o mesmo que dois Passat e o preço dessa exclusividade garantia ao comprador status instantâneo. No caso do Targa, uma modificação de carroceria era feira na parte traseira, com a instalação de um teto de lona.

O exemplar de 1980 esbanja estilo. Ele traz ainda os bancos de Porsche, extremamente confortáveis, além de um acabamento primoroso nas laterais e rebarbas do estofamento. O teto-solar também era a cereja no bolo, assim como as rodas Le Mans de 13 polegadas.

Sob o capô, o motor MD de 1,5 litro e 80 cv. Alguns recebiam uma preparação nesse ponto também, com destaque para dupla carburação ou turbo. De qualquer forma, rodar com ele traz um clima nostálgico de volta, mesclando o sucesso do Passat com um toque que o torna exclusivo até os dias de hoje. 

** Este texto é de responsabilidade de seu autor e não reflete, necessariamente, a opinião do iCarros

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.