entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Peugeot 308 e 408 saem de linha no Brasil sem substitutos

Encolhimento do mercado de hatches médios e dominação massiva do Corolla entre sedãs médios fez a Peugeot recuar

12/02/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Focada no segmento de SUVs, que tem se mostrado mais rentável e de maior volume, a Peugeot retirou de linha o hatch médio 308 e o sedã médio 408 do Brasil. Os modelos seguem sendo produzidos na Argentina e à venda no Brasil até o fim dos estoques. Concessionárias consultadas pelo iCarros relataram que não contam mais com estoques da dupla há cerca de 5 meses.

Leia mais:
DS3 Crossback, Citroën rival de X1 e GLA, parte de R$103.986
Corsa 2020 chega esse ano com plataforma de Peugeot 208
Citroën C4 Cactus THP: cactos são (muito) macios | Avaliação

Enfrentando um mercado já em expressiva queda, o Peugeot 308 se despede do mercado brasileiro depois de um fraco desempenho em 2018. Não foram raras as vezes que modelos como Volvo V40 e Audi A3 Sportback, carros que podem custar o dobro do Peugeot, venderam mais que ele. Já o 408 já estava apagado no segmento e sua situação piorou ainda mais quando as concessionárias Peugeot e Citroën foram fundidas no Brasil e o C4 Lounge apareceu renovado.

Confira aqui ofertas de 308

Lançado em 2011 no Brasil, o Peugeot 408 era a versão sedã do 308 e teve todo seu desenvolvimento feito na China. Ele substituiu o 308 sedã e foi um dos primeiros carros da marca a adotar o motor 1.6 THP de 165 cv (que depois virou flex e subiu para 173 cv). Sua única reestilização aconteceu em 2015 e foi desenhada no Brasil – exatamente um ano depois que a China recebeu a segunda geração do sedã.

Procurando um 408? Veja ofertas

Já o 307 teve uma história diferente. Ele foi lançado no Brasil somente em 2011 quando o modelo europeu, revelado em 2007, havia recebido sua primeira reestilização. Tal qual o 408, a única diferença do modelo nacional para o vendido do outro lado do oceano era o logotipo da Peugeot desacompanhado de fundo preto. Em 2015 ele recebeu a mesma reestilização do 408, onde ele passaram a se diferenciar pela dianteira apenas por detalhes no para-choque em cores diferentes.  

Simule as parcelas do seu próximo carro

Sem substitutos diretos, os compradores de 308 e 408, segundo a marca, tendem a migrar para os SUVs da marca, 2008 e 3008, ou ainda para os Citroën C4 Lounge e C4 Cactus. Vale lembrar que na Europa a Peugeot já testa a segunda geração do 2008, que será totalmente inspirada no modelo maior.

Nota oficial da Peugeot

“A Peugeot do Brasil informa que não mais comercializará os modelos 308 e 408 no mercado brasileiro após o término dos estoques. Esta decisão é fruto da estratégia da Marca no país, que passa a concentrar seu foco no compacto-premium 208 e na mais completa família de utilitários esportivos do mercado, composta pelos PEUGEOT 2008, 3008 e 5008. Além disso, a Peugeot dá continuidade em sua ofensiva VUL, por meio da comercialização dos modelos Partner, Expert e Boxer – a mais completa linha de furgões do mercado brasileiro. Os proprietários dos modelos 308 e 408 seguem com suporte completo da ampla rede de concessionárias da marca, dos programas PEUGEOT TOTAL CARE e RENOVA PEUGEOT, e da linha de peças originais PEUGEOT ADVANTAGE”

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.