entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Placa do Mercosul será obrigatória em dezembro

Rio de Janeiro já está utilizando o novo formato de placas para veículos. Por lá o valor não mudou

11/09/2018 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Hoje, 11 de setembro, o Brasil finalmente começou a adotar as placas no formato integrado para os países do Mercosul. As negociações vêm desde 2011 e, até agora, apenas Argentina e Uruguai já adotaram as novas placas. O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a adotá-las e, por lá, o preço não mudou, permanecendo em R$ 219,35 para carros.

Leia mais:
Tire suas dúvidas sobre transferência de veículos
Veja ofertas de veículos seminovos perto de você
Simule aqui as parcelas de seu próximo carro

Para os demais estados, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu 1 de dezembro como prazo limite para que se adotem as placas em novo formato para os veículos 0km em primeiro emplacamento, carros em transferência de propriedade e os que optarem pela mudança. Para os demais casos, a mudança é opcional até 2023.

No entanto, apesar de os valores terem sido mantidos no Rio de Janeiro, não há garantias de que o mesmo ocorra nos demais estados, pois não há um tabelamento nos preços das placas veiculares, e o “próprio mercado que regulará os valores por meio da livre concorrência”, informou o Ministério das Cidades em comunicado oficial.

De acordo com o órgão, uma das principais vantagens das novas placas será dificultar a clonagem de veículos. Na regulamentação, as placas terão elementos que permitem maior segurança e identificação automática dos veículos, como QR Code e número de ID único. O processo de fabricação também será unificado entre as empresas para evitar fraudes e, com isso, os lacres serão dispensados (em concordância com o Parágrafo 9 do Artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro).

Os chips contidos nas placas facilitarão a fiscalização de cargas e passageiros. Eles também proporcionarão acesso aos sistemas de portões e cancelas, permitindo liberação automática em pedágios e estacionamentos.
 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.