entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Por que você não deve deixar seu cão sozinho no carro

Se vir um animal passando mal dentro de um veículo trancado, você pode quebrar o vidro para salvar sua vida

24/08/2020 - Luiza Martinelli Rossi / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Você com certeza já viu um cachorro sozinho dentro de um carro estacionado, esperando o dono voltar da farmácia ou supermercado. Infelizmente, essa cena é mais comum do que imaginamos e muitos bichinhos vêm a óbito por conta da irresponsabilidade de seus tutores.

Por que não pode deixar o cachorro sozinho no carro?
Assim como os seres humanos, animais domésticos são suscetíveis às alterações climáticas. Se ficam presos dentro do carro, os cães podem sofrer uma condição chamada intermação – elevação de temperatura corporal decorrente da exposição excessiva ao calor.

Além da intermação, os animais podem se assustar com barulhos externos e acabar se machucando dentro do veículo ou até mastigar os acessórios internos por ansiedade, correndo o risco de engasgar-se ou de sofrer intoxicação por alguma peça engolida. Sem contar o prejuízo material e financeiro que causará para o dono.

Há, ainda, a possibilidade de o veículo ser roubado ou furtado se estiver estacionado na rua, colocando em risco o bem-estar e segurança do cão. Por isso, mesmo se não estiver quente lá fora, deixar seu bichinho sozinho dentro do carro não é uma boa ideia.

Leia mais:
+ Como transportar cães e gatos no carro?
+ Dicas para evitar ser assaltado no trânsito
+ Por que seguro de carro é mais barato para mulher?

Quais são os sintomas de cachorros com temperatura corporal elevada?
Segundo o médico veterinário da ONG Aliança com a Vida, Rafael Vieira, cães com temperatura elevada vão respirar mais rápido e de boca aberta.

“Vale lembrar que cães não suam, então toda a troca de calor é feita inspirando ar resfriado e expirando ar frio, ou procurando se encostar em superfícies frias. Ambas as formas são ausentes dentro de um carro”, diz.

O que fazer? Posso quebrar o vidro do carro para salvar o cachorro?
Animais trancados em ambiente que os exponha a risco de vida ou à sua saúde equivale a crime de maus tratos aos animais, de acordo com o artigo 32 da Lei 9.605/1998. Assim, qualquer cidadão pode agir, fotografando a ocorrência e a placa do carro e ligando para a polícia, pois essa situação é um flagrante de crime de maus tratos.

Se o tutor demorar para voltar e o animal estiver com os sintomas descritos acima, é permitido quebrar o vidro para salvar sua vida. Mas atenção, é muito importante registrar todo o processo e acionar o serviço de segurança ou policial mais próximos, bem como filmar a condição do animal antes e após a retirada, como conta Maíra Vélez, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB SP.

“Chame uma testemunha e troque contato. Peça para alguém gravar tudo. Posteriormente anote o endereço, data, hora, placa e registre a ocorrência na delegacia, apresentando vídeos e fotos durante o processo. Sem o registro de maus tratos você não comprova que agiu para salvar o animal”, explica.

Após a retirada do animal, preste os primeiros socorros antes de encaminhá-lo a um veterinário. Leve-o para o local mais fresco possível, ofereça água e molhe-o. Se ele estiver desmaiado, não tente forçar a ingestão.

Mesmo se o cão parecer bem após alguns minutos, leve-o ao veterinário para uma avaliação minuciosa de seu estado de saúde, pois os órgãos internos podem ter sido afetados. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.