Ao lado do CEO da empresa, Carlos Ghosn, a Renault apresentou a versão Stepway do Sandero. O carro será mostrado para o público brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo, que começa em outubro. O modelo estará disponível apenas na versão 1.6 16V flex e deverá ter preço na faixa dos R$ 45 mil, acima do Privilége, atual top de linha que custa R$ 44.590. O modelo vai brigar com outros hatches de roupagem off-road, como Volkswagen CrossFox, Citroën C3 XTR e Ford Fiesta Trail.
No visual, apetrechos fora de estrada são percebidos, como molduras dos pára-choques na cor preta, imitação de quebra-mato, suspensão elevada, barras longitudinais no teto e adesivos alusivos à versão; um deles é até exagerado na traseira e nas laterais.
As rodas de alumínio, opcionais, são de 16 polegadas e os pneus não são de uso misto, ou seja, o veículo será próprio para o asfalto, apesar da roupagem. No interior, o carro ganhou painel com novos grafismos e poucos detalhes diferenciados, como os tecidos dos bancos e das forrações das portas.
O Sandero Stepway foi o quinto modelo do Contrato Renault 2009, que prometeu seis lançamentos até 2009. O último desta leva chega no ano que vem e poderá ser o
Thalia, que será fabricado na Argentina e vai substituir o Clio Sedan, ou a picape Logan, cuja produção será nacional.
Livina estréia motores flex na linha da Nissan
A Nissan, co-irmã da Renault, apresentou a minivan Livina, que estará à venda no primeiro semestre de 2009 no Brasil. A linha de motores inclui um 1.6 16V, que equipa os carros da Renault e 1.8 16V, utilizado pelo Tiida. Os dois blocos bicombustíveis poderão ser acoplados a um câmbio manual ou a um automático. O já citado hatch e o sedã Sentra também ganharão motores bicombustíveis em breve.
A Livina, nas versões de cinco ou sete lugares, será fabricada em São José dos Pinhais (PR), e será vendida em toda a América Latina. Da mesma fábrica vai sair a nova Frontier nacional no final do ano. Fabricar outros modelos por aqui também está nos planos da Nissan. No Salão, em parceria com a Chrysler, será apresentada a versão três-volumes do Tiida.