Na quinta-feira (24), foi divulgado à imprensa os resultados da segunda fase do Latin NCAP 2011 (sigla para New Car Assessment Programme, programa de avaliação para carros novos, em português). Trata-se de um programa de testes que avalia o nível de segurança em colisões dos carros mais vendidos no mercado latino. Os números são alarmantes, já que o programa constatou um alto índice de lesões fatais.
Mais da metade dos carros que participaram da bateria de testes (Chevrolet Celta, Chevrolet Corsa Classic, Chevrolet Cruze LT, Fiat Novo Uno Evo, Ford Focus Hatchback, Ford Ka Fly Viral, Nissan March e Nissan Tiida hatch) são modelos vendidos sem airbag de série. Da lista, apenas o Tiida, Corolla e Meriva incluíram o componente de segurança nas unidades que participaram do Latin NCAP. De acordo com nota publicada pela organização, “isso explica, em parte, o conjunto de resultados decepcionantes com apenas uma estrela”.
A simulação de batida ou “crash-test” funciona da seguinte maneira: o carro é colocado em uma máquina que acelera o veículo a exatos 64 km/h e o joga contra um obstáculo deformável, simulando assim, outro veículo. Há, também, um leve desvio como se o motorista estivesse mudando a rota do carro na hora da colisão. Quatro manequins instalados nos modelos são equipados com sensores que captam a intensidade da colisão. Dessa forma, os organizadores podem recolher os dados e constatar qual o nível de segurança de cada modelo. A avaliação é feita por estrelas que vai de uma (segurança mínima) até cinco (nível máxima de segurança).
Confira a tabela completa com os resultados. Os modelos com menor número de estrelas são os que oferecem menos segurança em batidas. A segunda parte, chamada de “Sponsors Tests”, correspondem a modelos enviados espontaneamente pelas marcas que querem testar os carros e saber como estão em termos de capacidade de prevenção de fatalidades.
