entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Sabine Schmitz: a 1ª mulher a vencer uma corrida de 24 Horas

Conhecida como Rainha de Nurburgring, pilota alemã venceu a principal prova do traçado em 1996 e 1997

19/03/2021 - Luca Machado / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Uma desbravadora das pistas, Sabine Schmitz foi a primeira mulher a vencer uma competição com duração de um dia e a primeira a triunfar nas 24 Horas de Nurburgring, lendária prova realizada na cidade de Nurburg, na Alemanha.  

Leia mais:
+ Primeira vitória de Senna no automobilismo completa 40 anos
+ Campeonato para mulheres fará parte de programação da F1
+ Talentosas no kart, brasileiras discutem machismo nas pistas

A pilota venceu a corrida em 1996 e 1997, o que a deu experiência para que fosse também a primeira mulher a ser campeã do Campeonato de Endurance VLN. 

Schmitz nasceu em 1969 em Adenau, na Alemanha, mas cresceu em Nurburg. A ligação com o autódromo alemão vem desde cedo, já que sua família era dona do restaurante Pistenklause e moravam no hotel Tiegarten, localizados dentro do complexo Nürburgring Nordschleife. 

A Rainha de Nurburgring, como era conhecida Sabine, morreu na última terça-feira (16) aos 51 anos de idade, após uma batalha que travava contra o câncer desde 2017. 

Mais de 30 mil voltas no Inferno Verde 

O traçado alemão de Nurburgring é tradicionalmente conhecido como Inferno Verde, por conta do alto número de acidentes fatais ao longo da história e o fato do circuito ser cercado por uma floresta. Com forte ligação à pista, estima-se que Schmitz tenha completado cerca de 30 mil voltas em Nurburgring. 

Ela também foi a criadora do Ring Taxi, sistema no qual fãs de velocidade poderiam dar uma volta rápida completa no traçado ao lado de Sabine, que guiava um BMW M5. A pilota não participava ativamente do projeto desde 2011, mas o Ring Taxi segue em funcionamento até os dias de hoje. 

As últimas aparições oficiais de Sabine na pista foram em 2015 e 2016, com duas participações especiais no Campeonato Mundial de Turismo em Nurburgring. A alemã conquistou seus dois últimos pontos no circuito no qual fez história. 

Equipe com nome curioso 

Ao lado de seu marido Klaus Abbelen, Sabine Schmitz fundou em 2005 a equipe Frikadelli Racing. O nome do time, no entanto, tem uma origem curiosa: a empresa de Abbelen é especializada em produtos de carne e alimentos de conveniência, como almôndegas – que em alemão são chamadas de ‘Frikadellen’. 

A Frikadelli Racing, inclusive, se coloca em seu site oficial como a “almôndega mais rápida do mundo” e a imagem de uma almôndega domina a pintura do carro da equipe. 

O casal, que acumulava experiência no circuito de Nurburgring, estabeleceu o time em Barweiler, próximo à pista lendária, e decidiram correr no Campeonato de Endurance VLN – mesmo campeonato que Sabine fez história ao vencer em 1998. 

Apresentadora do Top Gear 

Sabine era muito conhecida também por suas participações no tradicional programa Top Gear na televisão britânica. A Rainha de Nurburgring chegou a treinar o apresentador Jeremy Clarkson em um evento no traçado e, desde 2016, era uma das apresentadoras recorrentes do programa. 

Sabine realmente fez história como pioneira nas pistas e também fora delas. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.