entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Sucessor do Ford EcoSport será baseado no SsangYong Tivoli

Projeto firmado entre Ford e Mahindra mudará os rumos do EcoSport na Índia

20/05/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Desenvolvido no Brasil mas vendido também na Europa e Estados Unidos, o Ford EcoSport mudará de rumos na próxima geração. Enquanto a produção para nosso mercado é local, a Índia é responsável por fazer as versões europeias e americanas do EcoSport. Mas é justamente por lá que ele deixará de existir do jeito que é hoje.

Leia mais:
Ford EcoSport sem estepe fica com preço R$ 3 mil mais barato
Antes de morrer, Ford New Fiesta fica mais barato que o Ka
Ford EcoSport Titanium: efeitos da globalização | Avaliação

Na Índia, o EcoSport será substituído por uma família de SUVs. O modelo de entrada manterá os 4 m de comprimento para ser elegível aos incentivos fiscais promovidos pelo governo local. De acordo com o Gaadiwaadi, o novo SUV projeto BX745 terá plataforma do SsangYong Tivoli.

SsangYong Ford

Vale lembrar que a Mahindra é dona da SsangYong e produz sua própria versão encurtada do Tivoli, o XUV300. É possível até mesmo que o sucessor indiano do EcoSport não use mais motores Ford, passando a ser equipado com o mesmo motor 1.5 turbo de 120 cv e 30,6 kgfm de torque da minivan Marazzo da Mahindra.

Confira aqui ofertas de EcoSport

Esteticamente ainda não está confirmado se o modelo será apenas uma versão rebatizada do Mahindra XUV300, como aconteceu com o Territory na China, ou se utilizará apenas a base e terá todo visual original Ford.

Como fica Brasil, EUA e Europa?

Importante modelo para a Ford no Brasil, o EcoSport será mantido como um modelo 100% original da marca do oval azul, diferentemente do que acontecerá na Índia. A próxima geração deverá seguir agora como derivado do Ka, não mais do Fiesta que deixará de existir no Brasil. O papel de SUV do Fiesta passará a ser cumprido agora pelo Puma, já anunciado na Europa.

Simule aqui as parcelas do seu próximo carro

O próximo EcoSport deverá manter o visual robusto, mas deve ganhar em medidas, já que agora deixa de ser necessário na Índia. Tanto no Brasil, enquanto Europa e EUA, a maior crítica ao modelo era justamente seu tamanho diminuto frente os rivais. Uma nova geração deve chegar apenas na próxima década, já que seu facelift ainda é recente.

Com a Índia deixando de ser o berço do Ford EcoSport, é possível que o Brasil assuma as exportações globais do SUV. O Puma poderá tomar seu lugar na Europa, enquanto os EUA têm no EcoSport seu modelo mais barato e menor, já que Focus e Fiesta saíram de linha por lá. Por enquanto nada é certo sobre o futuro do SUV compacto brasileiro.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.