01/04/2010 - Rodrigo Ribeiro - Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Este ano será agitado para fãs de futebol e carros. Mas, enquanto futebolistas precisarão esperar até junho para curtir a Copa do Mundo, fanáticos por automóveis terão um ano bem agitado pela frente.
Com o Salão do Automóvel concentrando as atenções em outubro, as fábricas pulverizam seus lançamentos ao longo de 2010, o ano pós-crise. Do carro mais barato do Brasil até importados, todos os segmentos contarão com novidades. E o iCarros elegeu as dez maiores.
10º Hyundai ix35
O novo Tucson vem ao Brasil com outro nome. Adotando a mesma tática já feita por outras montadoras, o Grupo CAOA fabricará o antigo Tucson no País, enquanto importa o modelo novo, chamado de ix35, por um preço superior (cerca de R$ 90 mil). Situado entre a versão antiga e o Santa Fé, o ix35 será lançado em maio, mas já pode ser encomendado nas concessionárias da marca.
9º Renault Fluence
Já rodando no Brasil com camuflagem leve, o Fluence terá vida dura. O segmento de sedãs médios é um dos mais concorridos do País, e a herança deixada pelo Mégane não será das melhores. Apesar do três-volumes da Renault ter seus méritos, o preconceito com marcas francesas no Brasil ainda fala mais alto. O sedã argentino será lançado no segundo semestre.
8º Audi A1
Grande aposta da Audi no mundo, o A1 chega ao Brasil com metas otimistas. O hatchback premium baseado no Polo Europeu brigará com Mini Cooper e Citroën DS3. Contudo, a marca já confirmou o desenvolvimento de motores flex para o compacto, o que pode indicar a possibilidade de versões mais baratas no futuro. Será lançado no Salão do Automóvel, onde será estrela da marca.
7º VW Spacefox
Fabricada na Argentina, a SpaceFox está com sua reestilização, baseada no novo Fox, pronta. A marca espera o modelo atual completar um ano, para poder lançar a nova perua já como modelo 2011. A dianteira será igual à versão hatch, enquanto a traseira recebeu lanternas com novo desenho e nova tampa do porta-malas. Chega no segundo semestre.
6º Ford Fiesta
Fabricado em Camaçari (BA), o Fiesta receberá uma nova dianteira, com linhas arrendondadas, inspirada nos novos modelos da marca. Com isso, o compacto ganhará fôlego até a chegada do novo Fiesta, em 2011. O modelo europeu chega ao País para ficar entre o nosso Fiesta atual e o Focus. Até lá, resta ao nosso compacto aproveitar a cirurgia plástica para se manter à frente do Agile.
5º Peugeot Hoggar
A última derivação da família 207 será lançada no dia 27 de abril, nas versões 1.4, 1.6 e Escapade. Com capacidade de carga de 742 quilos (1.151 litros de volume), o Hoggar tem como meta abocanhar 10% do segmento de picapes leves, liderado pela Fiat Strada. Desenvolvido no Brasil, o modelo soma o inusitado rack de teto à traseira, com lanternas emprestadas do Peugeot 1007.
4º Chevrolet Agile Pick-up
O segundo produto da família Viva substituirá a Chevrolet Montana. A versão picape do Agile chega antes do Salão do Automóvel, que acontece em outubro.
Quem viu o carro afirmou que a caçamba ajudou a melhorar a harmonia da polêmica dianteira com o resto do veículo. Equipada com motor 1.4, Vem para brigar com Fiat Strada, VW Saveiro e Peugeot Hoggar.
3º Citroën Aircross
Amargando a décima posição de vendas entre montadoras, a Citroën desenvolveu uma versão inédita da C3 Picasso para brigar no segmento de "off-road leve", liderado por Palio Weekend Adventure e Ford EcoSport.
O modelo ganhará suporte de estepe no porta-malas e visual exclusivo. O monovolume, que será lançando em setembro, inicia a temporada de novidades da Citroën do Brasil, cujo destaque é o novo C3, prometido para 2011.
2º VW Amarok
A estreia da Volkswagem no segmento de picapes médias será em grande estilo. Na configuração de cabine dupla e acabamento luxuoso, a Amarok iniciará suas vendas no Brasil neste mês mirando na líder Toyota Hilux.
Com componentes da minivan T5 (descendente da nossa Kombi, a T2), a picape aposta na alta tecnologia para agradar aos consumidores que irão desembolsar cerca de R$ 120 mil pelo modelo. Mesmo sem tradição no segmento, a Volkswagen faz uma aposta arriscada para vender 10 mil Amarok até o final do ano.
1º Fiat Uno
O maior lançamento de 2010 é a resposta da Fiat ao novo Gol. Assim como o líder de mercado, o novo Fiat Uno manterá apenas o nome. Sua plataforma e carroceria são derivadas do Panda Europeu, mesclando com soluções nacionais - como as novas versões dos antigos motores FIRE 1.0 e 1.4.
Adotando a carroceria com teto alto (já encontrada no VW Fox e Chevrolet Agile), o novo Uno manterá o rótulo de carro barato: seu preço ficará abaixo do Palio atual. Contudo, o título de carro mais barato do Brasil continuará com o Mille, que segue em linha até 2013.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro