entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Toyota quebra paradigmas com novo Yaris GR de 272 cv

Mostrando que realmente sabe como fazer carros divertidos, novo Yaris GR é totalmente fora dos padrões da Toyota

10/01/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Enquanto no Brasil o máximo de esportividade advinda da Toyota foi a versão XRS do Corolla, no restante do mundo ela quer quebrar o paradigma de que só produz carros sem emoção. Apresentado no Salão de Tóquio, o inédito Toyota Yaris GR é um hatch compacto esportivo levado a todos os limites.

Melhores destaques para você
+ Toyota prepara SUV do Yaris para 2021
+ Toyota 4Active pode ser futuro rival do Jeep Compass
+ Tiguan e Hilux são mais seguros testados no Latin NCAP 2019

Com porte semelhante aos nacionais Renault Sandero RS e Volkswagen Polo GTS, o Toyota Yaris GR é muito mais potente e radical em seu design. Debaixo do capô está um novo motor 1.6 três cilindros turbo de 272 cv e 37,7 kgfm de torque (257 cv e 36,7 kgfm na versão europeia).

Veja aqui ofertas de Yaris na sua cidade

Além dos 122 cv a mais que Sandero RS e Polo GTS, já que ambos têm 150 cv, o Toyota Yaris GR traz tração integral, enquanto todos os outros modelos da categoria, mesmo os vendidos apenas na Europa, tem tração dianteira. Ele é mais potente até que o Volkswagen Golf GTI, que é maior, mais sofisticado, tem motor maior, mas estaciona nos 230 cv.

Meio Yaris meio Corolla

O uso da tração integral foi necessário para homologar o Yaris para o ralli. Mas só foi possível graças à combinação da parte dianteira da plataforma modular TNGA-B do novo Yaris europeu/japonês com a sessão traseira da plataforma TNGA-C que é usada no Brasil em Corolla, Prius e RAV4.

A tração pode enviar até 70% da força para as rodas traseiras ou manter 50:50 entre cada eixo. Como manda a cartilha dos esportivos, o hot hatch da Toyota vem com transmissão manual de seis marchas com engates curtos e pedaleiras alinhadas para facilitar o punta taco. O peso baixo também foi ordem, mantendo 1.280 kg.

Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui

Com esses atributos, o Toyota Yaris GR chega aos 100 km/h em menos de 5,5 segundos (tempo oficial não foi divulgado pela marca japonesa. A velocidade máxima é de 230 km/h. Ele ainda traz discos de freio ventilados de 14 polegadas com quatro pinças na dianteira e discos ventilados de 11,7 polegadas na traseira com duas pinças.

Estica e puxa

Para ajudar no caráter esportivo do novo Yaris GR, a Toyota rebaixou o teto do modelo europeu/japonês (completamente diferente do brasileiro) em 9,1 cm. Esse truque foi necessário para criar um perfil cupê. Completando o efeito, ele tem apenas duas portas, sendo ambas sem molduras.

A postura esportiva é formada pelos para-lamas generosamente alargados, grande frontal gigantesca, para-choque esportivo, saída dupla de escape na traseira adornada por um extrator de ar, aerofólio e teto pintado em preto.

Por dentro o Toyota Yaris GR recebe bancos-concha com revestimento de alcantara e tecido, volante esportivo com sigla GR no aro central, painel de instrumentos exclusivo e ambientação escura. Vale lembrar que o Yaris gringo mudou de geração recentemente e é nitidamente mais sofisticado que o modelo vendido no Brasil.

A central multimídia parece flutuar no painel e é a mesma usada pelo Toyota Corolla por aqui. E é esse o único item compartilhado entre o Yaris GR e o mercado brasileiro já que não há planos de vender o modelo por aqui. Um dos impeditivos, além da falta de quatro portas, seria o preço e o fato de o nosso Yaris ser 100% diferente do modelo o qual o GR se baseia.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.