Transferência de usado será menos burocrática

Registro eletrônico chamado Renave deverá agilizar o processo e reduzir custos. Sistema entra em vigor em março de 2016

01/09/2015 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A partir de 2016, a transferência de veículos usados deve ficar mais simples com a criação do Registro Nacional de Veículos em Estoque, ou Renave. Trata-se de um sistema eletrônico que irá eliminar a necessidade de livros físicos de registro, permitindo a escrituração eletrônica de entrada e saída dos veículos em concessionárias ou revendas multimarcas.

As vantagens incluem menor burocracia e menores custos no processo de compra e venda, já que não haverá mais necessidade de transferência da propriedade dos veículos para a revenda. Além disso, o registro eletrônico assegura aos consumidores que os revendedores assumirão a responsabilidade por eventuais multas ou ocorrências. A estimativa é que o Renave represente uma economia para as lojas de R$ 980 por veículo vendido, o que pode ser repassado aos clientes, barateando o valor do carro usado.

O sistema foi apresentado ontem (31) pelo ministro das Cidades Gilberto Kassab e pelo ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) Guilherme Afif Domingos. Ele deverá estar disponível a partir de março de 2016, gerando até R$ 6 bilhões de economia para as empresas. “Estamos eliminando os registros físicos e partindo para um registro único, eletrônico, e que passa a ser feito no ato da venda. Além da facilidade, o sistema garante a segurança de quem está vendendo e das operações da empresa que está adquirindo o veículo”, disse Domingos.

Essa mudança também deverá atingir os veículos novos, integrando a nota fiscal eletrônica e o Renavam. O projeto do governo prevê ainda que, no futuro, haja a integração dos dados do Denatran, Detrans, Receita Federal e secretarias estaduais de Fazenda, criando assim um único sistema com todos os dados dos veículos, desde a primeira venda até a sua inutilização. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro