Veja os itens que serão obrigatórios nos próximos anos

Tem equipamento de segurança que será exigido já em 2018 tanto em carros nacionais quanto nos importados

21/07/2017 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Depois de tornar airbag duplo e ABS obrigatório nos carros vendidos no Brasil, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) incluirá novos itens de segurança para os próximos anos. Entre 2018 e 2024, veículos produzidos no país ou importados deverão ser equipados com controles de tração e estabilidade, luzes diurnas, cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes e sistema Isofix para cadeirinhas infantis.

Leia mais:
Associação pede controle de estabilidade para 2017
Contran exigirá novos itens de segurança para passageiros traseiros
Contran proíbe troca da lâmpada de farol

Cinto de três pontos, encosto e isofix

Os primeiros itens a serem obrigatoriamente incorporados nos carros vendidos em solo brasileiro têm como foco a segurança dos passageiros traseiros. A partir de 2018, para novos modelos (reestilizações, novas gerações ou importados), ou 2020, para todos os carros vendidos no Brasil, passará a ser obrigatória a presença de cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça para os três passageiros do banco traseiro. O encosto de cabeça traseiro será facultativo apenas para esportivos de duas portas e conversíveis. O sistema isofix ou latch também entra para a lista, sendo obrigatória a presença mínima de um ponto de fixação. Para modelos duas portas, o isofix pode ser instalado nos bancos dianteiros.

Luzes diurnas de rodagem (DLR)

Presente em alguns modelos mais caros, seja com LEDs (Honda Civic e Citroën C3) ou com lâmpadas halógenas (Jeep Renegade e Renault Duster), as luzes diurnas passarão a ser obrigatórias em todos os carros vendidos no Brasil a partir de 2024. Modelos que passarem por reestilizações, mudanças de geração ou importados deverão contar com o item já em 2022. Serão aceitas luzes de condução diurna de LED ou lâmpadas halógenas, desde que atendam aos requisitos mínimos de luminosidade estabelecidos pelo Contran.

Controle de tração e estabilidade

Item hoje presente apenas nas versões mais sofisticadas de alguns modelos de entrada, os controles de tração e de estabilidade serão os últimos dos itens de segurança a se tornarem obrigatórios nos carros vendidos no Brasil. A partir de 2021, os veículos novos, reestilizados e importados deverão vir de série com esse item. Em 2023, fica proibida a comercialização de qualquer veículo de passeio 0km sem esse item de segurança. 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro