entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Volkswagen anuncia projeto para baratear carros elétricos

Fabricante alemã revela plano para aumentar a produção e baratear baterias, tornando modelos elétricos mais atrativos

19/03/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Cada vez mais propenso a investir no mercado de elétricos, o Grupo Volkswagen apresentou um plano para criar seis novas fábricas de células de bateria na Europa até 2030.  

Leia mais:
+ Kwid elétrico: o carro para quem está sem pressa
+ 6 benefícios de ter um carro elétrico
+ Por que os carros elétricos aceleram tão rápido?

Esse projeto busca reduzir a complexidade e os custos das baterias, o que promete tornar os modelos elétricos cada vez mais atrativos e viáveis para diversos mercados. 

Para que isso ocorra, a Volkswagen anunciou que vai cooperar com grandes empresas europeias de energia como: Iberdrola (Espanha), British Petroleum (Reino Unido) e Enel (Itália). 

O evento da VW, exibido em streaming para o mundo, foi chamado de Power Day. Líder do setor de tecnologia e membro do conselho de administração da marca, Thomas Schmall explicou que as novas fábricas, quando estiverem concluídas, deverão produzir células com um total de energia de 240 GWh ao ano. 

“Nosso objetivo é reduzir o custo e a complexidade da bateria e, ao mesmo tempo, aumentar seu alcance e desempenho”, afirma o diretor. 

Em paralelo, haverá a expansão da rede pública de carregamento rápido em diversas partes do mundo. Serão 18.000 novos pontos na Europa, 17.000 na China e 3.500 nos Estados Unidos até 2025. 

A promessa é de que, segundo a marca, o custo de produção das baterias será reduzido em 50%. Foi citado também no evento que 95% dos componentes serão recicláveis até 2030, o que aumenta ainda mais a sustentabilidade do projeto.  

Para o melhor aperfeiçoamento dos sistemas de bateria, está sendo desenvolvida uma célula unificada. Ela permitirá que a empresa tenha um formato único para todos os veículos elétricos, ajudando a VW a atingir um maior volume de produção e com preços mais acessíveis.  

Esta célula tem previsão de lançamento para 2023 e será instalada em 80% de todos os veículos Volkswagen até 2030. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.