entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Volvo VNL: o caminhão autônomo para longas viagens

Fabricante sueca deverá produzir modelo a partir de 2023, mas ainda aguarda regulamentações após concluir vários testes

10/10/2021 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Volvo, em parceria com a Aurora, empresa de tecnologia especializada em sistemas autônomos para veículos, apresentou o caminhão-conceito Volvo VNL, modelo 100% autônomo que passou por diversos testes e aguarda regulamentações nos Estados Unidos para ser produzido em série.

Desenvolvido para ser um caminhão que percorra grandes distâncias, o modelo utiliza tecnologia onde câmeras de alta resolução aliadas a sensores e radares mapeiam o ambiente e assim direcionam o veículo, sem que ele precise da condução manual do motorista.

Os sensores têm objetivo de dar ampla cobertura para garantir a segurança na operação através do software Aurora Drive. O interessante é que, ao olhar por fora nas primeiras imagens divulgadas, não é possível notar nada de muito diferente em relação aos modelos tradicionais da Volvo.

Leia mais:
+ Caminhão vazio precisa parar em posto fiscal?
+ Como funciona o sistema de rastreamento de caminhões?
+ Mercedes lança novo Actros em série especial de 65 unidades

Os sensores não ficam tão visíveis, já que sua estrutura principal destes aparelhos fica “camuflada” próxima ao teto da cabine e perto dos retrovisores. Também há sensores nas portas e na grade frontal.

Até o momento, a fabricante sueca não forneceu mais especificações sobre o novo VNL, mas confirmou que o caminhão vem equipado com diversos recursos de segurança melhorados, como o Volvo Dynamic Steering, além de transmissão automatizada para criar um sistema confiável contra possíveis falhas.

A Volvo aguarda que em breve as regulamentações de trânsito permitam o tráfego de caminhões autônomos pelas estradas dos EUA e da Europa. Até o momento poucos estados norte-americanos liberam este tipo de modelo com nível 3 de automação.

Mesmo os testes são liberados apenas em trajetos curtos. A Volvo e Aurora realizaram a maioria deles na Suécia e na Noruega. Enquanto essas liberações não chegam, fica difícil para a montadora estimar uma data para que o VNL chegue às ruas ou seja de fato produzido em série. Isso não deve ocorrer antes de 2023. 

Veja o vídeo:

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.