entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

VW Nivus chega em maio, Tarek já começou a ser produzido

Ofensiva de SUVs da Volkswagen começará por um SUV cupê compacto e seguirá um médio rival do Compass

20/02/2020 - João Brigato / Fotos: João Brigato / Fonte: iCarros

Com o Virtus GTS sendo o 16º Volkswagen a ser lançado até 2020, a fila de lançamentos da marca alemã no Brasil está chegando ao fim e os próximos serão dois SUVs. Confirmados por Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América Latina, Nivus e Tarek serão lançados ainda nesse ano.

Leia mais:
+ VW diz que não vai participar do Salão do jeito que está
+ up! levará apenas quatro passageiros na linha 2021
+ Volkswagen investirá R$ 3 bilhões para fazer rival do Jeep Compass

Volkswagen Nivus

O primeiro deles será o Nivus, que já circula pelas ruas brasileiras com pouca camuflagem. O SUV cupê será o primeiro modelo nessa categoria produzido no Brasil, que até agora só tem SUVs cupês atrelados a marcas de luxo.

Procurando um VW? Veja ofertas

Baseado no Polo, o Volkswagen Nivus terá as mesmas portas dianteira e para-brisa do irmão hatch, porém todo restante da carroceria será diferente: a fórmula é a mesma que a Honda fez em Fit e WR-V, porém melhor disfarçado.

Pablo Di Si confirmou que o Nivus estreia dentro de dois meses, ou seja, até o final de maio. Adiantou também que o modelo terá uma oferta enxuta de motores, seguindo a tendência atual da Volkswagen e que todos serão da família EA211.

Os motores EA211 atualmente disponíveis no Brasil são o 1.6 quatro cilindros MSI do Polo e Virtus, 1.0 TSI três cilindros turbo de T-Cross, Polo, Virtus e up!, além do 1.4 TSI quatro cilindros turbo usado por Polo GTS, Virtus GTS, T-Cross Highline, Jetta e T-Cross.

É pouco provável que o Nivus use motor 1.4 TSI, visto o posicionamento do modelo abaixo do T-Cross. A afirmação do presidente reforça que o motor 1.0 TSI será o grande astro da gama do SUV cupê, podendo ser ofertado em variantes de 105 cv (do up!) e 128 cv (T-Cross, Polo e Virtus). O 1.6 MSI é cotado, mas menos provável.

Volkswagen Tarek

Já o segundo SUV da Volkswagen será o Tarek. Enquanto o Nivus atuará abaixo do T-Cross, o Tarek será a ponte entre o T-Cross e o Tiguan. Posicionado para brigar diretamente com o Jeep Compass, o SUV médio será produzido na Argentina.

As primeiras unidades já saíram da linha de montagem ainda em pré-série, adianta Pablo Di Si, mas o lançamento ficará para o fim de 2020 ou começo de 2021.

Simule hoje as parcelas do seu próximo carro

Baseado no SUV chinês Tharu, o novo SUV da Volkswagen não será chamado de Tarek, adianta o presidente da marca alemã. O executivo afirmou que Tarek é o nome projeto do carro, que será batizado com um novo nome exclusivo, diferente de Tarek, Tharu ou outra designação já usada por algum SUV da VW no mundo.

O que há de certo é que o Compass da Volkswagen terá nome iniciado pela letra T como quase todos os SUVs da marca, já que atualmente as únicas exceções são o Atlas e o Nivus. O motor escolhido será o 1.4 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque.

Uma opção R-Line com motor 2.0 TSI de 220 cv e 35,7 kgfm poderá ser ofertada para batalhar com o Jeep Compass diesel, visto que a Volkswagen não deverá oferecer versão diesel para o Tarek no Brasil. Atualmente o único modelo diesel da VW no Brasil é a picape Amarok e deverá continuar assim por um longo tempo.  

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.