entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Willys Interlagos: o primeiro conversível fabricado no País

Com motor de 845cc e 32 cv, versão brasileira do Renault Alpine 108 vendeu 822 unidades até 1966

17/04/2022 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Willys Overland foi uma fábrica norte-americana do século passado. Sua subsidiária brasileira, fundada em 1952, começou fabricando o Jeep Willys, ou Jipe Universal, e depois a Rural, e seus primeiros carros urbanos foram o pequeno Dauphine – sob licença da Renault – e o grandalhão Aero Willys.  

O Dauphine, que começou a ser fabricado em 1959, e principalmente a versão mais potente que o sucedeu em 1962, o Gordini, eram rivais do Volkswagen Fusca não somente nas ruas, mas também nas pistas de corrida.  

A Equipe Willys tinha como pilotos, entre outros, Bird Clemente, Luiz Pereira Bueno, José Carlos Pace, Wilson Fittipaldi Jr e Emerson Fittipaldi.   

Leia mais:
+ Renault lança Kwid E-Tech, o elétrico mais barato do Brasil
+ Teste: Renault Oroch 2023 ganha motor 1.3 turbo de 170 cv
+ Chevrolet S10 Max estreia no México com preço do nosso Onix

Estava criado o clima para o lançamento, no 2º Salão Internacional o Automóvel, no fim de 1961, do primeiro automóvel esportivo brasileiro, o Willys Interlagos – versão brasileira do Renault Alpine 108 francês. A ideia do nome do autódromo paulistano foi do publicitário Mauro Salles.   

O Interlagos tinha carrocerias de fibra de vidro e resina de poliestireno (uma espécie de plástico) em versões cupê, berlineta e conversível.  

Pequeno, com 3,78m de comprimento e 2,10m entre eixos, além de leve (570 kg), tinha motor e tração traseiros, suspensão independente nas quatro rodas e estrutura tubular de aço.  

O motor de 4 cilindros, 845cc e 32 cavalos dava conta do recado principalmente na versão conversível, usada mais para tirar onda e passear. A versão berlineta tinha um motor mais robusto – um 1.0 que produzia 70 cavalos e chegava a 160 km/h, e obviamente chegava às pistas muito mais apimentado.   

Foram apenas 822 unidades do Interlagos até 1966. Em 1967, a Willys foi comprada pela Ford e a Vemag, que equipava o concorrente Puma - lançado em 1964 -, foi comprada pela Volkswagen.

Enquanto o Interlagos foi descontinuado, o Puma foi aperfeiçoado e nadou de braçada no mercado de esportivos nacionais. Mas isso é outra história. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.