05/08/2010 - iCarros / Fotos: Anelisa Lopes / Fonte: iCarros
Chegou a vez de o novo Fiat Uno, recém-chegado ao mercado, passar pela avaliação de 30 dias do iCarros. A versão do teste será a Vivace, equipada com motor 1.0 bicombustível de 75 cv de potência com álcool e câmbio manual de cinco marchas. Acompanhe os prós e contras do modelo, postados diariamente.
30° dia
Despedida
Veredicto de Anelisa Lopes: é inegável o fascínio que o novo Uno causou no mercado. Design atraente, chamativo, interior simples, mas funcional e mudanças que trouxeram melhorias ao carro em sua nova geração. Em relação ao desempenho, suficiente para um carro com motor de 1,0 litro. O único porém na decisão de compra é o preço. Vale a pena pagar quase R$ 30 mil pela novidade? Eu pensaria duas vezes...
Veredicto de Fernando Pedroso: o Uno é uma novidade interessante na linha Fiat. O popular chegou com um desenho diferente do comum, interior agradável e boa dirigibilidade. O motor 1.0 é fraco, mas foi econômico e o suficiente para rodar na cidade. O problema é o preço, muito acima de rivais como Chevrolet Celta, Ford Ka e Renault Clio. Mas é o valor a se pagar para ter um lançamento na garagem.
29° dia
Interior
A cabine do novo Uno é condizente com o segmento do qual faz parte. Inicialmente com pouca quilometragem, não ouvi ruído proveniente das peças plásticas, mas, como disse, o carro ainda está sendo "amaciado". A dúvida que fica, diante da quantidade de plástico usado é: como o encaixe estará após os 30 mil quilômetros? (AL)
28° dia
Boas impressões
Durante minha estadia final com o novo Uno, dei carona para algumas pessoas que não entendem absolutamente nada sobre carros. Em muitos casos, esta impressão, seja ela positiva ou negativa, pode ser usada para as avaliações, uma vez que a opinião do leitor leigo pode apontar algum detalhe ainda não percebido. Entre os caronas, a recepção foi positiva. A única cara feia, no entanto, foi feita quando falei do preço. Muito caro para um popular. (AL)
27º dia
Som e Bluetooth
O Uno avaliado pelo iCarros está equipado com um equipamento de som mais completo, com porta USB, iPod e Bluetooth. Com um pendrive "espetado" no porta-luvas, a navegação por pastas é bem prática e a qualidade do som agrada. Parear um celular é um pouco mais complicado e é preciso fazer isso todas as vezes que se liga o carro. (FP)
26º dia
Ainda apontado nas ruas
Segundo a Fenabrave, o Uno já teve mais de 10 mil unidades vendidas (somando com o Mille) na primeira quinzena deste mês, mas mesmo assim ele continua sendo apontado nas ruas. O que as pessoas comentam, não sei, mas dá para ver que indiferente, ninguém fica. (FP)
25º dia
Revisões tabeladas
Como é de praxe, a Fiat tem revisões tabeladas também para o novo Uno. A primeira acontece com 15 mil km e custa R$ 156. A próxima, com 30 mil km, sai por R$ 436. Com 45 mil km, custa R$ 396. A mais cara é a de 60 mil km, que vale R$ 896. (FP)
24º dia
Brrr que frio!
Quando o assunto é partida a frio, o Uno tem duas qualidades: uma é a luz que indica quando é preciso abastecer o tanque de gasolina. Outra é a facilidade de pegar em manhãs frias. É preciso somente segurar a chave um pouco mais. O problema é andar nos primeiros cinco minutos, pois o carro falha bastante e perde muita força. Mas é só a barrinha digital do marcador de temperatura subir que o Uno roda normalmente. (FP)
23º dia
Na estrada, haja paciência
Domingo é dia de pegar estrada e procurar velocidades mais altas com o Uno. Para isso, é preciso deixar o giro subir bem antes de trocar de marcha. No carro avaliado não existe conta-giros, mas há o econômetro. E andando assim, fica sempre na faixa vermelha. Para manter no verde, fique na faixa da direita e tenha paciência, pois o carro não vai render o esperado. (FP)
22º dia
Rampa? Cheio? Nem pensar
Fui à casa de um amigo com cinco pessoas dentro do Fiat Uno 1.0. Embiquei o carro para subir a rampa da garagem, mas o carro não teve força para completar o trajeto. Ou pediria para todo mundo descer ou gastaria a embreagem. Resolvi voltar e subir com mais embalo e, aí sim, consegui terminar a árdua tarefa. (FP)
21º dia
Beleza interior
Nesses primeiros dias com o Uno não parei de achar graça do interior dele. Há soluções bacanas, como a manopla do câmbio, o volante e os grafismos do painel. Tudo, na minha opinião, com muito bom gosto. O tema do carro é o quadrado com cantos arredondados e até na escala de temperatura eles estão lá. Sem dúvida, um charme. (FP)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro