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30 dias com o Fiat Palio Adventure Locker Dualogic

Terceiro modelo escolhido para avaliação de longa duração do iCarros foi uma perua da Fiat

10/03/2010 - Anelisa Lopes, Fernando Pedroso e Rodrigo Ribeiro / Fonte: iCarros

Desde o dia 24 de fevereiro, um Fiat Palio Adventure Locker, equipado com câmbio automatizado, está na garagem da redação do iCarros para uma avaliação de 30 dias. Neste período, mostraremos os prós e contras do modelo. Confira os depoimentos da equipe.

30º dia
Despedida

A avaliação de 30 dias com o Palio Weekend Adventure Dualogic chega ao fim. E, neste período, a equipe do iCarros pôde detalhar diversos aspectos do modelo:
- Anelisa Lopes: o nível de tecnologias aplicado ao modelo é grande, como o câmbio automatizado e o sistema de bloqueio do diferencial. Por outro lado, por muitas vezes, tive a sensação de que a perua foi feita mesmo para enfrentar asfalto e traz acabamento pouco condizente para um veículo na faixa dos R$ 60 mil: ruídos, fragilidade das peças, abundância de plástico, além do elevado consumo (entre 4,8 km/l e 5,2 km/l, de acordo com o computador de bordo, em tráfego intenso). Não tiro o mérito da versão ter inaugurado o segmento de aventureiros urbanos, em 1999, mas a perua enche mais os olhos, ou seja, é uma carro que oferece mais status que desempenho.
- Fernando Pedroso: A Fiat Palio Weekend não é novidade para ninguém. Estamos falando de um carro lançado em 1997 e que sofreu mudanças atrás de mudanças até chegar ao que é hoje. A última atualização da versão Adventure foi carregada de plásticos e a perua ficou parecendo realmente maior. Mas, ao andar, logo notamos as falhas do projeto antigo, como o motor ultrapassado, o espaço interno acanhado e o acabamento com falhas graves. O lado bom fica na evolução do câmbio Dualogic e no porta-malas, o maior da categoria.
- Rodrigo Ribeiro: A versão Adventure da Palio Weekend tem os seus méritos. Além de ser pioneira no segmento, a maior altura livre do solo facilita a passagem pelas valetas e buracos que são comuns nas grandes cidades. Mas o acabamento e o espaço interno não é condizente com os caros R$ 56 mil cobrados pelo modelo em sua versão básica.

29° dia
Locker de novo, mas com cuidado

No 20° dia, expliquei resumidamente como funciona o sistema Locker, disponível na linha Adventure da Fiat. Muito prático nos dias de chuva e em terrenos de pouco atrito, como lama ou areia, o Locker, no entanto, possui algumas restrições de uso, segundo constatado por Rodrigo Ribeiro, por meio do manual do proprietário.

O Locker não pode ser ativado em vias que estejam em condições normais de uso, ou seja, com aderência total, como asfalto seco. Caso isso aconteça, pode haver quebra do câmbio e do diferencial. Além disso, com o equipamento acionado, o veículo não faz curva, ou seja, só trafega em linha reta, a uma velocidade máxima de 20 km/h. Como não é costume do brasileiro ler os manuais do proprietário, conduta que aumenta a segurança e oferece conhecimento sobre o carro ao dono, valeria, por parte da Fiat, um adesivo no console alertando sobre os cuidados neste procedimento. (AL)

28° dia
Freezer

O verão se foi, mas o calor continua na casa dos 30°C na capital paulista. Assim, o ar-condicionado funciona a todo vapor. Do tipo manual, o sistema do Palio Weekend Adventure gela rapidamente o ambiente, mesmo na posição mais fraca. Para os mais friorentos, como eu, por exemplo, é preciso ajustar o botão na parte em que começa a faixa vermelha para aumentar a temperatura. O único inconveniente do equipamento é que a ventilação é um pouco ruidosa. (AL)

27º dia
Alívio para os ouvidos

Após a fixação correta do banco traseiro pela Fiat, o nhec nhec cessou. Os ouvidos agradecem.
27º dia e meio
Depois de trafegar um pouco pelas ruas esburacadas de São Paulo, o grilo falante voltou. Com menos intensidade, mas está de volta... (AL)

26° dia
Reparação

A unidade do Palio Weekend Adventure Dualogic foi temporariamente para a Fiat para reparação do ruído originado no banco traseiro, conforme descrito no 13º dia. A expectativa é que o carro volte daqui a um dia. (AL)

25º dia
Tecla S

O câmbio Dualogic da Fiat é acompanhado da tecla S, a qual pode ser acionada tanto na condução automática como na manual. Acionado, o botão permite um desempenho mais esportivo. No modo automático, porém, para incrementar a performance dos 114 cv de potência, as trocas de velocidade são feitas em uma rotação mais elevada. Já na manual, as mudanças acontecem em giro mais baixo, o que diminui a incidência dos trancos provocados pelo conjunto mecânico. Nos dois casos, a arrancada também ganha mais força. (AL)

24° dia
Salto alto

Uma das principais características que agradam no Palio Weekend Adventure é o conjunto da suspensão aliado à altura elevada do solo. O equipamento é rígido na medida certa, diferentemente do acerto do Palio, por exemplo, que peca pela maciez. Em uma cidade esburacada e com asfalto judiado como São Paulo, o motorista agradece, pois, dependendo do caso, alta velocidade em uma via mal conservada chega até a causar náuseas.

A altura do solo do Palio Weekend é de 19 cm, enquanto a maioria dos carros da própria linha Fiat tem 15 cm para menos. Já o conjunto da suspensão é independente nas rodas traseiras e dianteiras, com braços oscilantes (transversal na dianteira e longitudinal na traseira) e barra estabilizadora. (AL)

23° dia
O presente

Dia de visitar um bebê recém-nascido. Entro no carro com a lembrancinha na mão. Um pequena caixa, com menos de 8 cm de diâmetro (foto). Coloco-a no porta-objetos do console. Não cabe. Tento enfiar no compartimento da porta. Não entra. Porta-luvas? Super estreito, em função da interface para Ipod estar lá. Solução: deixá-la em cima do banco do passageiro, voando para lá e para cá. Onde estão os porta-objetos funcionais do Palio Weekend? No fim das contas, os buracos minúsculos que ele oferece acabam virando lixeira... (AL)

22° dia
Missão estepe

O leitor Duarte Ferreira Franco questionou ao iCarros onde fica o estepe do Palio Weekend Adventure e se o manuseio para realizar a troca do pneu era difícil. Pois bem. Acredito que depois de um treino (umas cinco vezes), acaba ficando fácil. Levando-se em consideração, porém, o fato de eu ser mulher.

O pneu reserva está localizado na parte de baixo do carro. Ao lado esquerdo do porta-malas há um compartimento (no fim do processo ficou aberto, pois sua trava girava em falso), onde estão localizados todos os apetrechos para a substituição (na tampa dele há um adesivo explicativo). Usa-se uma chave para soltar o pneu, que cai no chão.

O processo em si não é complicado, mas demanda paciência e prática, já que me imaginei em uma estrada escura fazendo isso. Primeiro, teria de tirar as bagagens em frente ao compartimento e depois, precisaria me agachar embaixo do carro para tirar o pneu. Após a tentativa de troca, parei para pensar se não seria o caso de as auto escolas ensinarem seus alunos a fazer este tipo de trabalho - ao menos para ficarem mais treinados em situações como esta. (AL)

21º dia
Anti o quê?
Bancos com assento antisubmarining. Dessa forma está definido, no site da Fiat, o tipo do banco do Palio Weekend Adventure. Na verdade, ele traz saliências na parte atrás do joelho, da coxa e no encosto para evitar que o motorista escorregue em uma frenagem mais brusca, como os bancos no formato concha dos esportivos. 

No caso do Palio Weekend Adventure, para os passageiros dianteiros, os assentos são realmente confortáveis, principalmente para o motorista, que dispõe, além deste tipo de assento, uma boa posição para dirigir. O problema, no entanto, fica por conta dos ocupantes traseiros. Aliado ao entre-eixos de 2,46 metros, eles se sentem um pouco enclausurados, como disse Rodrigo Ribeiro, no 13º dia. Além disso, a espuma é mais rígida que na frente, o que pode causar desconforto em trajetos mais longos. (AL)

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