entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Audi A5 ganha quatro portas

Cupê vira notchback na versão Sportback e quer vender mais que o irmão esportivo; entre-eixos é um dos destaques

29/04/2010 - Fernando Pedroso, de Indaiatuba (SP) / Fonte: iCarros

Um dos fatores determinantes para se ter um bom espaço interno é a distância entre-eixos. Quanto maior o vão entre as rodas dianteiras e traseiras, mais a cabine pode ser espalhada sobre a plataforma do veículo. Esta, então, foi uma das armas que a Audi usou para deixar o seu nervoso cupê A5 em um carro familiar luxuoso na versão Sportback, com 2,81 metros, a maior medida dentro da linha Audi. Com balanços curtos, o comprimento não passou de 4,71 m.

Com quatro portas, o Sportback recebe melhor os passageiros que o cupê. Com os bancos dianteiros regulados para um motorista de 1,80 m, dois adultos da mesma estatura acomodam suas pernas muito bem, mas precisam torcer para a rua não ser muito esburacada, ou vão bater com a cabeça no teto. Detalhe para as portas com janelas sem molduras.

Para carimbar a pecha de familiar, faltou falar do porta-malas. A tampa abre junto com o vidro, dando acesso ao interior do carro e, por isso, ele pode ser chamado de notchback, já que é um três volumes. A capacidade de 480 litros tem acesso facilitado justamente pelo tipo de abertura. O tampão é dividido em dois, com uma parte presa junto ao banco e outra ao vidro.

Motor menor e mais barato

O Audi A5 Sportback chega às concessionárias por R$ 189 mil, bem abaixo dos R$ 259.500 do cupê. A diferença está no motor. Enquanto o esportivo é dotado de um V6 de 259 cv de potência e tração nas quatro rodas, o notchback vem com um quatro cilindros de 2,0 litros e 211 cv de potência com tração dianteira.

Com câmbio automático de oito marchas, o A5 Sportback acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e pode atingir 234 km/h. O consumo anunciado pela Audi é de 10,5 km/l na cidade e 17,2 km/l na estrada. O propulsor é dotado de turbo e injeção direta de gasolina.

O A5 quatro portas vem de série com o Kers, equipamento que, como na Fórmula 1 do ano passado, aproveita a energia desperdiçada em frenagens, mas ao invés de mandá-la para o motor, ameniza o trabalho do alternador, consequentemente, poupando combustível. De fábrica também vem ar-condicionado automático, revestimento em couro Alcantara, teto solar, quatro airbags, freios ABS, rodas de 18 polegadas, controle de estabilidade e farois e lanternas em LEDs. Os dois únicos opcionais são as rodas de 19 polegadas e o equipamento de som mais sofisticado.

Ao volante, câmbio se destaca

É fato que não devemos esperar um desempenho de encher os olhos do motor de 2,0 litros que equipa o Sportback. Ele é honesto para o porte e proposta do carro, com uma aceleração satisfatória e retomadas muito boas. Não lembra nem de longe o bem que faz o V6 ao cupê, propulsor que deve vir em breve para o modelo.

O destaque é o câmbio de oito marchas com opção de trocas sequenciais por borboletas atrás do volante. O motorista praticamente não sente as mudanças de marchas e consegue controlar a velocidade com movimentos simples no acelerador, sem ter de pisar muito para reduzir.

Outro ponto alto do carro é a estabilidade. O responsável é o controle ESP que freia a roda que está do lado de dentro da curva com pressões das pastilhas em milésimos de segundos. Isso faz com que o carro se mantenha em linha. Imagine se tivesse a tração integral Quattro...

Mercado – A Audi espera vender 200 unidades até o final do ano. O lançamento corresponderá a 85% das vendas do A5, os outros 15% ficam nas mãos do cupê. Além do Sportback, a Audi ainda vai lançar neste o RS5, versão esportiva do duas portas. É esperado também o sedã A8, estrela da marca no Salão do Automóvel, evento que a marca volta a participar neste ano depois de ficar de fora da edição 2008. O A1, com motor 1.4 turbo, vem no ano que vem.

Viagem feita a convite da Audi
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.