18/12/2023 - Henrique Koifman / Fonte: iCarros
Neste começo de dezembro, a Fiat divulgou a primeira imagem oficial de sua nova picape média, a Titano, que deve estar à venda em suas concessionárias já em fevereiro de 2024. Conheça a seguir o que já podemos dizer sobre esse utilitário, suas características e posicionamento no mercado.
A Titano chega para completar a família de picapes da Fiat, que tem a compacta e campeoníssima de vendas Strada e, um degrau acima, a igualmente bem-sucedida Toro. Agora, a ideia é ter uma concorrente à altura de rivais como Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Nissan Frontier e VW Amarok, entre outras.
Pelas fotos, vemos que a Titano repete algumas das linhas mais marcantes da irmã menor Strada na dianteira, mas mantém boa parte do desenho da Peugeot Landtrek – modelo da qual empresta sua plataforma e que, por sua vez, é derivada da chinesa Kaicene F-17, da Changan.
Diferentemente da parente sino-francesa, porém, a picape brasileira não contará, pelo menos em princípio, com uma opção de cabine simples, mais voltada para o trabalho pesado, mas apenas em versões com cabine dupla.
Pelos registros já feitos pela Stellantis no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, sabemos que serão ao menos três versões, repetindo a nomenclatura usada nas outras duas picapes da Fiat: Endurance, Volcano e Ranch, com variações nos acabamentos e quantidade de equipamentos e série.
As dimensões e outros detalhes da Fiat Titano
Baseado na ficha técnica da Peugeot Landtrek, que já é montada no Uruguai desde o ano passado e vendida em outros países da América Latina –, já sabemos quais serão as medidas da Titano. Se alguma diferença houver, será de, no máximo, poucos centímetros por conta de algum acabamento ou desenho de para-choques.
Sendo assim, a nova picape média da Fiat terá 5,39 metros de comprimento, 1,96 de largura, 1,83 m de altura e entre-eixos de 3,18 m. E, na caçamba, 1,63 m de comprimento, 1,60 m de largura (com 1,22 m entre as caixas de rodas traseiras) e 0,50 m de profundidade até as bordas da caçamba.
Como mencionamos, nos países vizinhos e sob a marca da Peugeot, essa picape também está disponível com cabine simples – e, aí, a caçamba passa a oferecer mais generosos 2,43 m de espaço no comprimento, com capacidade para até 1.300 kg de carga bruta, sendo capaz de rebocar até 3.500 kg.
A Titano deve repetir a boa distância de 23,5 cm do solo (com rodas de 17 ou 18 polegadas), ângulos de 29º de ataque (dianteiro) e 27º de fuga (traseira), com capacidade de rodar em trechos alagados com até 60 cm de profundidade.
Ela será capaz ainda de vencer subidas com até 40º de inclinação, e rodar sem tombar em desníveis laterais de até 42º.
É de se esperar, também, que a nova Fiat Titano traga itens que já encontramos nas picapes Rampage e Toro, como painel de instrumentos ao menos parcialmente digital, central multimídia com tela de pelo menos 9 polegadas (deve ser maior) e total conectividade, claro.
E o motor da Fiat Titano?
Hoje, a Peugeot Landreck é oferecida para o mercado latino-americano com duas opções de motor: um quatro cilindros de 2.4 litros a gasolina, que gera 210 cv de potência e 32,7 kgfm de torque, e um 1.9 turbodiesel que gera 150 cv e 35,7 kgfm de torque. Mas, para o Brasil, a receita deve ser mais encorpada.
É quase certo que, aqui, como Fiat Titano, a picape ganhe o mesmo propulsor turbodiesel de 2.2 litros, 200 cv e 45,9 kgfm que já empurra a linha de utilitários Fiat Ducato e seus “parentes” Stellantis, como as vans Peugeot Boxer e Citroën Jumper – em versão menos potente.
O câmbio será sempre automático, com 6 marchas, tracionando as rodas traseiras – e, com o sistema 4x4 acionado, também as dianteiras, contando com o recurso de reduzida e bloqueio de diferencial, para vencer trechos mais difíceis e escorregadios.
Nesse sentido, o pacote de itens de série traz ainda diferentes opções de condução – normal, eco e sport – controle de descida, monitor de pressão dos pneus, controles de tração e de estabilidade e, ainda, recursos como aviso de ponto cego e de mudança de faixa, câmera 360º e, provavelmente, sistema de aviso de colisão com frenagem automática de emergência, ao menos para a versão mais cara.
E quanto vai custar a Fiat Titano?
Embora não tenhamos informações oficiais da fábrica sobre os preços da nova Fiat Titano, é quase certo que ela chegará com valores bem competitivos em seu segmento. Como ordem de grandeza, a linha Hilux da Toyota (a mais vendida) começa suas opções automáticas de cabine dupla e 4x4 com R$ 272.190.
A Chevrolet S10 com as mesmas características parte de R$ 272.190, a Ford Ranger (de 170 cv) de R$ 239.990, a Nissan Frontier de R$244.450, a Mitsubishi L200 de R$ 239.990 e a Volkswagen Amarok (V6) de R$ 298.430.
E isso quer dizer – combinando análise com bola de cristal – que, com eventuais reajustes, a Titano deve partir de cerca de R$ 240 mil, chegando à casa dos R$ 300 mil em sua opção mais cara.
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