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Renault Captur impressiona com maior torque do segmento

Captur chega com novo motor turbo, economia de combustível e novo design

07/07/2021 - Rodrigo França/RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Você pode até não ser o maior entusiasta dos SUV, mas eles vieram pra ficar. E talvez os poucos que ainda torcem o nariz para este tipo de carro é justamente pelo fato de o tamanho mais elevado e maior peso do carro acabarem o deixando mais lento e tirando assim o prazer ao dirigir.

Ora, nada que não se resolva com um bom motor, especialmente quando falamos de torque, que dá até mais percepção de performance no dia-a-dia na cidade. E este é justamente um dos principais diferenciais do novo Renault Captur, conforme nossa avaliação feita em test drive nas ruas de São Paulo e em estrada indo e voltando para São Roque (SP).

O responsável por este atributo, que a montadora reforça em suas campanhas como sendo o melhor do segmento, é o novo motor turbo TCe (Turbo Control Effiency) 1.3 flex, que gera 170 cv de potência e 27,5 kgfm, um número bem considerável para um SUV deste porte.

Ele foi desenvolvido com o know-how da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler, tendo um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível, dando um comportamento ágil ao carro.

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Esta tecnologia traz o aprendizado da Renault nas pistas da F1, onde a “nova era turbo", com a introdução dos motores híbridos, está avançando em constante aprendizado em testes diários desde 2014.

Outra tecnologia aplicada para a redução do consumo de combustível é o sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em paradas prolongadas, garantindo uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano.

Segundo a fabricante, o consumo na estrada é de 12 km/l e na cidade de 11,1 km/l. Com etanol, o consumo é de 8,3 km/l no percurso rodoviário e 7,5 km/l no urbano.

Junto com a nova transmissão automática CVT Xtronic, a gente pode sentir ótimas retomadas tanto na estrada quanto na cidade, e ultrapassagens mais seguras, inclusive nas sinuosas estradas vicinais onde passamos no test drive rumo a São Roque.

Design e conectividade

Outro ponto alto do carro é o design que consegue trazer características de robustez (que você quer em um SUV) e ao mesmo tempo versatilidade e que se sente “à vontade” no ambiente urbano. A nova grade dianteira, com desenho fluido e no conhecido formato de “C”, ficou ainda maior e ganhou detalhe cromado.

O novo para-choque traz novos elementos tecnológicos, como a nova luz de circulação diurna DRL em LED que emoldura os faróis de neblina com a função auxiliar em curvas.

Os faróis passam a ser full LED na versão topo de linha, com até 75% de melhoria na eficiência da iluminação. A grade superior está mais larga e ganhou detalhe cromado, bem como novas rodas de 17 polegadas.

O interior foi renovado e a presença de materiais suaves ao toque é um bom diferencial. Mas o que chama mesmo a atenção é a nova central multimídia com tela de oito polegadas, com espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto, e sistema Multiview, com quatro câmeras.

Por falar em conectividade, os passageiros do banco de trás tem duas saídas USB para facilitar o carregamento de dispositivos eletrônicos, o que é sempre bacana neste tipo de veículo pensado para quem vai viajar com mais passageiros.

Este é outro ponto de destaque: o carro acomoda bem cinco pessoas, graças aos 4,38 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, as maiores dimensões entre os B-SUVs com motores turbo. Bagagem também não deve ser problema, já que o porta-malas tem capacidade para 437 litros, o maior desta categoria.

Tecnologias: sensor de ponto cego

A direção é elétrica e o novo volante tem ajustes de altura e profundidade, com comandos iluminados do “piloto automático” (regulador e limitador de velocidade) e do comando de voz.

O Captur também traz novos itens de tecnologia e segurança, como partida do motor à distância (com a nova chave “hands free”, que permite climatizar o interior antes de entrar no veículo) e sensor de ponto cego nos retrovisores

Este é um item muito útil para indicar a presença de um carro fora do campo de visão do motorista – em São Paulo, particularmente, ainda mais útil com a grande quantidade de motocicletas circulando entre as faixas.

Outro item interessante é o alerta de baixa pressão dos pneus, que avisa o condutor por meio de uma luz no painel quando a pressão está baixa.

Na lista de equipamentos também estão controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampas (HSA), além de quatro airbags e dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.

Produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, o Captur chega em três versões de acabamento: Zen, Intense e Iconic (todas com o motor turbo TCe 1.3 flex).

Preços das versões:

Captur Zen 1.3 TCe - R$ 124.490
Captur Intense 1.3 TCe - R$ 129.490
Captur Iconic 1.3 TCe - R$ 138.490

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