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Sétima geração do Ford Mustang chega ao Brasil com 488 cv

Ford Mustang GT Performance 2025 chega por R$ 529 mil, em lote inicial de 200 unidades

26/03/2024 - Por Henrique Koifman e Rodrigo França / Fonte: iCarros

A Ford acaba de apresentar no Brasil a sétima geração de seu esportivo Ford Mustang, já disponível para pré-venda aqui em versão única, a GT Perormance. As 200 unidades do primeiro lote importado, com preço de R$ 529 mil, devem ser entregues aos compradores até o final de junho.

Em relação ao modelo da geração anterior – que foi a primeira vendida oficialmente pela Ford aqui no Brasil –, esse novo Mustang mudou ligeiramente em suas linhas, agora um pouco mais retas, ganhando também faróis mais finos e alongados, grade mais quadrada e capô dianteiro um pouco mais destacado.

Na traseira, as tradicionais lanternas em três linhas – uma das marcas registradas da primeira geração do carro – diminuíram ligeiramente de tamanho, ganhando molduras mais largas e relevo mais pronunciado. Segundo o fabricante, a rigidez do monobloco desse Mustang é 30% maior que antes.

Ford Mustang 2025 tem motor V8 aspirado e tração traseira

A despeito de toda a tecnologia, em parte obrigatória – especialmente em termos de segurança – que traz embarcada, é justamente em sua porção mais “raiz” que estão as características mais marcantes desse Mustang. A começar por seu grande motor V8, tradicionalmente aspirado, de 5.0 litros.

Ele gera 488 cv de potência e 58 kgfm de torque, em grande parte já disponíveis a partir dos 2 mil rpm. Ele funciona acoplado a um câmbio automático de 10 marchas, tracionando as rodas traseiras por meio de um diferencial de deslizamento limitado – receita clássica dos muscle cars americanos.

Segundo a Ford, com esse pacote o Ford Mustang acelera do 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. Para arrancada, aliás, esse Mustang conta especialmente com um de seus cinco modos de condução programáveis – que interferem na aceleração, rigidez da suspensão, direção e até no ruído que sai pelo escapamento.

Outro recurso performático é o line lock, comando que aciona os freios – que são a disco, da marca Brembo, nas quatro rodas – apenas nas rodas dianteiras, deixando as traseiras livres para aquecer – ou queimar – os pneus.

E por falar em freio, nesse Mustang, o de mão é eletrônico, mas para permitir cavalos de pau e manobras do gênero, é acionado por uma alavanca. O ator Steve McQueen, do clássico filme ‘Bullitt’, aprovaria.

Suspensão com amortecedores inteligentes

Já vão longe os tempos em que o Ford Mustang – como todos os esportivos americanos desse perfil – era um carro ótimo para restas – e só para elas. Com suspensão independente e com sistema multibraços na traseira, ele é bem equilibrado e faz curvas como deve ser.

Ajuda nisso, também, a boa distribuição de peso – 55% na dianteira, 45% na traseira – e um sistema de amortecedores chamado Magneride, adaptativo, que agora é também capaz de identificar buracos no caminho e evitar que a roda desça demais, tornando esses obstáculos mais suaves.

O carro conta com sete airbags e vários recursos inteligentes de apoio à condução, como frenagem autônoma de emergência, assistentes de manutenção de faixa e de manobra evasiva, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e reconhecimento de placas de limite de velocidade.

Mustang ficou um pouco mais comprido e recheado

Em sua sétima geração, o Mustang cresceu – literalmente, passando de 4.788 mm para 4.811 mm de comprimento. Suas outras medidas são 1.958 mm de largura, 1.398 mm de altura e 2.719 mm de comprimento e ele pode levar o equivalente a 382 litros de bagagem no porta-malas.

Seguindo a tendência geral, o painel de instrumentos do esportivo é digital, com tela de 12,4 polegadas, que permite a seleção de diversas funções e aparências. Ela funciona integrada com a central multimídia, que tem 13,2 polegadas e traz a quarta geração do sistema Sync, da Ford.

Numa mudança que pode provocar reclamações (vide o que ocorreu com a Volkswagen na Europa), todos os botões de controle “físicos” de coisas como ar-condicionado e sistema de som foram eliminados, com suas funções transferidas para a menos explícita e responsiva tela touch.

Há conectividade e espelhamento para os sistemas Apple e Android, som da grife Bang & Olufsen (12 alto-falantes), bancos com regulagem elétrica, ventilação e aquecimento, carregador de celular sem fio e partida remota do motor, pela chave, com comando para fazer o carro rugir (acelerar) de longe, também.

O Mustang GT Performance 2025 está disponível nas cores Preto Astúrias, Cinza Catalunha, Cinza Torres, Azul Estoril, Branco Ártico e Vermelho Arizona, Vermelho Zadar e Azul Algarve.

Vale lembrar que, na prática, o Mustang é hoje o único “carro de passeio” (que não é nem SUV nem picape) produzido pela Ford norte-americana. E, ao que tudo indica, esta sétima geração será, também, a última do modelo movida por (ou somente por) motor a combustão.

Se você quer ter um muscle car americano clássico 0 km, com um motorzão V8 sob o capô etc, esta pode ser a sua última chance.

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