02/03/2011 - Anelisa Lopes, de Peruíbe (SP) / Fonte: iCarros
O termo CGI passará a ser o novo sobrenome dos modelos Mercedes-Benz. A tendência de menor cilindrada e maior desempenho chegou a mais dois veículos da linha: Classe C 250 CGI Sport e E 250 CGI. O primeiro, disponível por R$ 179.900, é o intermediário entre o C 200 CGI e o C 300, enquanto o segundo passa a ser a opção de entrada entre os Classe E por R$ 229.900.
A tecnologia de injeção pressurizada de gasolina já havia sido apresentada no Brasil no final do ano passado no C 180 e C 200. Aos poucos, vai ser estendida à maior parte da oferta da Mercedes; no último trimestre deste ano, será o C 180 cupê que receberá o sistema. O novo motor BlueEfficiency de 1,8 litro tem quatro cilindros, com potência de 204 cv e torque de 31,6 mkgf, atingido na rotação entre 2.000 e 3.400 giros.
A tecnologia tem como principal objetivo obter uma queima mais eficiente, por meio da injeção de combustível na câmara do motor, ao contrário do sistema convencional de injeção, em que o processo acontece no coletor de admissão. O resultado fica por conta do menor consumo de combustível e emissão de poluentes. De acordo com dados da Mercedes, o C 250 CGI atinge consumo médio entre 12,6 km/l e 13,9 km/l.
Na avaliação do Classe C 250 CGI, na rodovia Padre Manuel da Nóbrega, sob chuva constante, destacaram-se o baixo nível de ruído do conjunto mecânico, mesmo durante as acelerações mais fortes, e o rápido ganho de velocidade. A queima de combustível mais uniforme dentro da câmara faz com que a força máxima do motor seja atingido tanto em baixas como em altas rotações. O desempenho é auxiliado por um turbocompressor.
Apesar do comportamento bastante satisfatório, o 250 CGI ainda não demonstra um comportamento esportivo, mesmo com o impulso dado pelas trocas manuais da transmissão automática de cinco velocidades, feitas por meio de borboletas atrás do volante. No caso do sedã de entrada da Mercedes, a falta não é grave, já que ele não tem a esportividade como principal apelo de compra. Acabamento e conforto mantêm o modelo no padrão do segmento.
Classe C atualizado virá ainda neste ano - o motor CGI conviverá alguns meses com a carroceria antiga do Classe C, já que o modelo repaginado virá ao Brasil ainda neste ano. O facelift do sedã deverá ter papel fundamental no volume de vendas da empresa neste ano, número que chegará às 10 mil unidades. Em 2011, a marca da estrela fará uma ofensiva de lançamentos, com a chegada do C 180 cupê CGI, SLK, CLS 350 e CLS 63 AMG.
Confira os preços da linha C e E:
- C 180 CGI: R$ 114.900
- C 200 CGI Avantgarde: R$ 149.900
- C 250 CGI Sport: R$ 179.900
- C 63 AMG: US$ 201.900
- E 250 CGI: R$ 229.900
- E 350 Avantgarde Executive: R$ 299 mil
- E 63 AMG: US$ 249 mil
- E 500 Guard (blindagem de fábrica): R$ 420 mil
Teste drive feito a convite da Mercedes-Benz
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro