30/04/2009 - Fernando Pedroso, de Campinas (SP) / Fonte: iCarros
Chega às concessionárias na próxima semana o utilitário médio Tiguan da Volkswagen. O carro é importado da Alemanha por R$ 124.190 para disputar mercado com Chevrolet Captiva, Ford Edge e outros SUV's médios do mercado. Para isso, vem equipado com o motor de 2,0 litros turbo com injeção direta que rende 200 cv de potência. O torque, de 28,5 kgfm, aparece aos 5.000 rpm. O bloco é o mesmo que já equipa o Passat e alguns modelos da Audi no Brasil. Segundo a fabricante, o Tiguan acelera de 0 até 100 km/h em apenas 8,5 segundos e pode chegar a 207 km/h.
O câmbio automático de seis marchas com trocas sequenciais já é conhecido na linha Volkswagen e a tração 4Motion também está presente no Passat, mas em sua versão V6. Ela atua conforme a demanda por torque em cada uma das rodas. Em situações normais, a força motriz fica no eixo dianteiro.
No quesito segurança, o Tiguan conta com airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS com distribuidor eletrônico de frenagem e controle de estabilidade. Os freios também possuem um sistema, chamado de HBA, que ativa o ABS mesmo quando não há pressão suficiente em uma parada de emergência. O freio de estacionamento é automático e vem com a função Auto Hold, que segura o carro mesmo com o câmbio na posição Drive. Para finalizar, os pneus têm a calibragem monitorada pelo computador de bordo do carro.
Equipamentos e espaço interno não faltam
Por este preço, o Volkswagen Tiguan entrega ar-condicionado automático de duas zonas, direção eletro-mecânica, computador de bordo, CD-Player com MP3 e entrada auxiliar, rodas de 17 polegadas e controlador de velocidade. Entre os opcionais, tem teto-solar panorâmico, bancos em couro com ajuste elétrico, rodas de 18 polegadas e faróis de xenônio. Quem comprar o carro a partir de julho poderá ter engate e um módulo off-road, que ajusta algumas características do carro para o uso no fora de estrada. Completo, fica com o preço próximo a R$ 150 mil.
Além de bem equipado, o Tiguan conta com um bom espaço interno. Cinco adultos viajam com conforto com o entre-eixos de 2,60 m. O ponto fraco é o porta-malas, de 360 litros, muito pequeno para um veículo desse porte. Pelo menos, os ocupantes têm boa folga para as pernas, mesmo atrás.
Ao volante, o utilitário transmite segurança, mesmo em velocidades mais altas. O câmbio tem respostas rápidas e sem trancos nas mudanças, fazendo o SUV andar como se fosse um carro mais baixo. Ele também deixa esquecer que estamos em um off-road na hora de fazer curvas, já que ele contorna com estabilidade ímpar no segmento.
Para o motorista, os comandos estão à mão, mas houve um exagero na quantidade de difusores de ar. São oito saídas redondas e pequenas ao todo, sempre em pares, uma sobre a outra. Ajustar todas ao seu gosto demanda um certo tempo e paciência. No mais, o acabamento segue o bom padrão do Jetta, com plásticos de boa qualidade e encaixes certeiros.
Visual elegante, segue o padrão da marca
Ao olhar o Tiguan, pode-se até confundir com o Touareg. Trata-se na verdade de uma versão em miniatura do conhecido SUV. A frente traz o padrão VW com faróis afilados e grade em V. A lateral abaulada segue até as lanternas com elementos ovalados. A Volkswagen vai oferecer ao comprador uma boa diversidade de decoração. São sete cores externas e seis revestimentos internos, inclusive uma opção de couro marrom que será associada à carroceria branca. Uma boa iniciativa para um País onde imperam os carros prata com seus interiores pretos.
Viagem feita a convite da Volkswagen
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro