entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

A importância do laudo cautelar para comprar um seminovo

Vistoria cautelar traz mais segurança para o vendedor do veículo e também para o comprador

05/11/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Em 2020, apesar da pandemia – ou, quem sabe, por causa dela –, houve um crescimento nas vendas de carros seminovos em mais de 12%, segundo dados da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), na comparação de setembro deste ano com o mesmo mês de 2019.

Leia mais:
+ Lexus ES 300h chega ao Brasil na versão Luxury em 2021
+ Apartamentos de luxo nos EUA vão dar Aston Martin de brinde
+ Chevrolet Onix lidera ranking de emplacamentos em outubro

Por conta disso, o laudo cautelar ganha cada vez mais importância na hora de fazer negócio com veículos usados.

O laudo cautelar tem como principal importância mostrar o histórico do veículo. Com os dados dele, é possível verificar se não há sinistro e passagens por leilão, além descobrir dados de quando e onde o carro foi tirado 0 km.  

Apesar de não ser obrigatório, o laudo cautelar traz segurança e diversas vantagens, tanto para o comprador quanto para quem está vendendo o veículo. Através dele, é possível ter um relatório completo de todos os itens que impedem fraudes e comercialização de veículos em estado duvidoso.

O sistema da vistoria veicular verifica se um carro não está com motor de outro automóvel. Isso vale também para o número de chassi – se ele é original ou transplantado.

Com o laudo, além de descobrir os números de chassi e número de motor, é possível ver se o carro está de acordo com as leis de trânsito – em detalhes como o funcionamento de luzes, e estado dos vidros – e se possui estepe, macaco, triângulo, chave de roda etc.

O documento também mostra se o veículo tem alguma pendência para ser paga, como multas, licenciamento, se há alienação fiduciária (quando o carro está alienado com algum banco ou instituição financeira) ou até uma restrição judicial, quando ele está bloqueado mediante o desfecho de algum processo.

No site e no aplicativo do Detran é possível fazer o laudo cautelar gratuito com os dados do carro, desde que você tenha a placa e o Renavam do veículo. No sistema é possível verificar a data da última vistoria, ter acesso a fotos do veículo e saber qual era a quilometragem do carro.

Para que o comprador se sinta ainda mais seguro, diversas empresas também realizam a vistoria cautelar paga, uma prática que costuma ser bastante usada pelas lojas de seminovos na hora de comprar ou revender um carro.

Normalmente, as lojas pagam um valor fixo, podendo ser mensal, para a empresa de vistoria, acrescido de um valor por carro vistoriado. No caso das lojas, esse valor pode ser mais baixo justamente por realizar diversas vistorias, chegando até em um mínimo de R$ 20. Ou seja, é um investimento que realmente vale a pena fazer antes de negociar seu carro. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.