entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Alagamento: 9 formas de como se proteger e evitar prejuízos

Saiba o que fazer e como se proteger em caso de alagamento no trânsito com essas 9 dicas de segurança

10/02/2020 - Redação iCarros / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Um tema recorrente no verão, os alagamentos podem ser um grande pesadelo para quem for pego desprevenido. Pensando nessa situação listamos algumas maneiras de não cair nesta roubada e se caiu, o que fazer para que o motorista consiga sair da situação sem grandes prejuízos.

1- Previna-se: ao primeiro sinal de chuva forte, se possível, evite sair de casa. Caso não tenha alternativa, siga as recomendações que listamos abaixo.

2 - Evite passar por áreas com histórico de alagamentos e mantenha-se atento a notícias sobre pontos críticos de sua cidade. Sintonize a rádio local e procure por informações em tempo real sobre a região que você estiver transitando.

3 - Estacione em lugar seguro: se foi pego de surpresa por uma chuva forte durante o trajeto, procure locais elevados e estacione, porém evite deixar seu carro próximo a árvores e postes.

+ Volta às aulas: redobre os cuidados em frente à escola

Se não tiver condições de estacionar e a única escolha for prosseguir, tome as seguintes precauções.

4 - Redobre sua atenção: dirigir sobre asfalto molhado em locais com pequenos alagamentos, pode trazer riscos de aquaplanagem e possíveis acidentes por obstáculos ou mesmo buracos escondidos pela água. Não fique próximo a veículos de grande porte (ônibus e caminhões), pois eles provocam pequenas ondas que podem alagar o seu carro.

5 - Altura da água: se estiver em um local alagado e a água estiver acima da metade da roda do carro, faça o retorno. Caso não consiga, procure um lugar para estacionar de modo que não interfira no trânsito, saia do carro e procure um lugar elevado e seguro. Não corra riscos desnecessários.

6 - Mantenha a calma: algumas anomalias poderão ocorrer com o veículo. O volante dos automóveis com direção hidráulica pode ficar um pouco mais pesado, além da ocorrência de alertas sonoros, flutuação dos ponteiros, e luzes da injeção eletrônica e bateria. Na maioria das vezes são situações momentâneas que não impedem a dirigibilidade.

7 - Veículo no meio do alagamento: ao dirigir em áreas alagadas, o motorista deve manter o carro em marcha reduzida, com uma aceleração constante e baixa velocidade, com rotação do motor girando em torno de 2.500 RPM.

8 - Desligue o que não for essencial: durante o trajeto o veículo precisará fazer um esforço maior para enfrentar a resistência da água. Desligue o ar condicionado, rádio, luz interna e tudo o que não for estritamente importante para a movimentação do carro durante a travessia.

9 - Manutenção do carro após um alagamento: caso tenha passado por uma área alagada, é muito importante fazer uma vistoria no veículo, mesmo que aparentemente o carro não tenha sinais evidentes de danos.

+ Transforme o Check-up iCarros no manual definitivo do seu carro

A revisão pode incluir a avaliação dos componentes mecânicos e eletrônicos; troca de óleo e filtros, verificação do fluído da transmissão e dos eixos diferenciais; checagem do filtro de ar e do sistema elétrico e limpeza dos estofados e sistema de ventilação.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.