entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Como identificar combustível adulterado?

Perda de potência e aumento no consumo são alguns dos sinais que o combustível “batizado” apresenta

29/04/2020 - Luiza Martinelli Rossi / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O combustível mais propício a sofrer adulteração é a gasolina, pois é comum que os postos utilizem solventes mais baratos para baixar o preço ou lucrar mais. Por conta do valor mais baixo do etanol, o uso de solvente acaba encarecendo o produto final.

Abastecer o carro com combustível adulterado pode causar diversos problemas em todo o sistema do veículo, incluindo escapamento, catalisador, sonda e sensores do sistema de injeção eletrônica, entre outros.

Como identificar?

O principal indício de que o carro está rodando com combustível “batizado” é a perda da potência, com falhas e engasgos no funcionamento do motor. Além disso, o veículo tende a apresentar elevação do consumo. Em carros com sistema de injeção, a luz amarela referente se acenderá.

Como evitar?

O recomendado é abastecer sempre no mesmo posto, quando possível. Se desconfiar de algo, peça para o frentista fazer um teste do combustível. Isto está previsto em lei e pode ser exigido.

O que fazer se abastecer com gasolina “batizada”?

Em primeiro lugar, leve seu carro imediatamente ao mecânico de sua confiança para que ele possa avaliar os danos e realizar a manutenção necessária. Normalmente, a troca de combustível já resolve o problema se a medida for tomada de forma rápida.

Leia também:
+ Todos podem! Passo a passo de como trocar um pneu
+ Lavar o motor estraga o carro?
+ GNV: vale a pena ter o Kit Gás no carro?
+ Encontre oficinas mecânicas mais perto de você

É muito importante também realizar a denúncia do posto diretamente à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) pelo telefone 0800-970-0267.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.