entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Conheça prós e contras dos tipos de lavagem automotiva

Veja o que você precisa saber sobre os diferentes tipos de lavagem para te ajudar a decidir como manter o carro em ordem

29/05/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Com a evolução da tecnologia, foi possível adotar novos métodos de lavagem automotiva que vão além do tradicional água, sabão e um balde. Hoje existem métodos de lavagem sem água ou com químicos que gastam menos recursos naturais e promovem uma limpeza mais profunda no veículo. Conheça agora quais são, suas vantagens e desvantagens. 

Leia mais:
+ Após 21 anos, 70% das vítimas de trânsito morrem sem cinto
+ Seguro DPVAT 2018: indenização, quando e quanto pagar
+ Após um acidente, o que fazer? Qual o prazo para fazer BO?

Água e sabão

Como funciona: o modo tradicional adota um balde com água e sabão neutro diluído (ou detergente próprio para veículos), esponjas macias e panos de microfibra para remover a sujeira da carroceria.

Prós: é o método mais barato, podendo ser feito em casa ou em lava-rápidos que cobram valores entre R$ 20 e R$ 50 por um carro pequeno. Além disso, pode ser feito em casa se houver um espaço adequado, de preferência na sombra.

Contras: consome mais água mesmo usando apenas baldes ou lavadoras de alta pressão. Se não for feito corretamente, pode riscar a pintura ao esfregar a esponja com detritos contra a carroceria.

A seco

Como funciona: como o próprio nome diz, a lavagem a seco não utiliza água em seu processo, adotando produtos específicos para remover a sujeira sem a necessidade de molhar a superfície antes. Basta ter o produto de limpeza a seco e panos de microfibra.

Prós: pode ser feita em casa, gasta bem menos água no processo, não precisa secar e, dependendo da sujeira ou da mancha, o produto pode ajudar a remover mais facilmente do que com água e sabão. Duração e custo são similares ao método tradicional quando feitos em casa, mas em lavadoras especializadas o serviço tende a ser mais caro.

Contras: se não for feita corretamente também pode riscar a pintura. Além disso, sem a correta orientação para o uso, pode se tornar um processo muito trabalhoso.

A vapor

Como funciona: usa o vapor produzido pela água quente e em alta pressão para remover sujeiras e manchas sem esfregar e sem utilizar produtos químicos, preservando a pintura. Esse processo é mais sofisticado do que o de lavadoras de alta pressão pois trabalha também com temperatura mais elevada.

Prós: limpa áreas mais difíceis, como partes do interior, cantos de porta e entrada do tanque de combustível, gasta menos água do que a lavagem convencional.

Check-up iCarros: encontre todos serviços perto de você através do GPS: concessionárias, estacionamentos, oficinas, lava rápidos e postos de abastecimento.

Contras: custa mais caro que todos os outros processos já que requer maquinário específico, além de demorar mais tempo, cerca de 1h30. Quando usada para higienização do interior, leva aproximadamente três horas para secar completamente, contudo é o processo capaz de melhor eliminar as sujeiras internas do veículo.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.